Crianças sentem o impacto psicológico do isolamento na pele

Estresse e ansiedade generalizada podem impulsionar crises de dermatite atópica, doença crônica caracterizada por pele seca, lesões e coceira intensa

É comum que a criança capte o nervosismo das pessoas | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O isolamento social, melhor forma de conter a disseminação do novo coronavírus, é também causador de muita tensão na rotina da população diante das incertezas sobre a progressão da Covid-19. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com mais de mil adultos de todo o país, foi registrado aumento de 90% nos casos de depressão; 71% nas crises de ansiedade e 40% de estresse agudo desde o início da quarentena. Esse impacto psicológico ultrapassa barreiras de faixa etária, atingindo em cheio também as crianças, que têm mais dificuldade de assimilar os últimos acontecimentos. A frustração pode ser ainda mais prejudicial para aquelas que lidam com doenças inflamatórias crônicas, como a dermatite atópica (DA), que afeta até 20% das crianças no mundo inteiro.

Sentimentos como estresse e ansiedade são alguns dos fatores desencadeantes das crises de dermatite. "A expressão ‘nervos à flor da pele’ se encaixa muito bem aqui. O estresse libera hormônios que agem no sistema imunológico, gerando inflamações ou potencializando estados inflamatórios já presentes no corpo, podendo desencadear a piora da dermatite atópica", explica o Dr. Roberto Takaoka, médico dermatologista e presidente da Associação de Apoio à Dermatite Atópica (AADA). Portanto, situações nas quais há decepção por não poder ver familiares e amigos, ou por ter que ficar em casa por muito tempo seguido, podem funcionar como gatilhos que aumentam significativamente os sinais e sintomas da DA.

Reprodução internet

Além de realizar o tratamento adequado da dermatite atópica visando a sua melhora e a prevenção de crises, é preciso que os pais e responsáveis saibam reconhecer e manejar situações potencialmente estressantes para as crianças. "É comum que a criança capte o nervosismo das pessoas e ambientes ao seu redor e internalize o sentimento, que acaba se manifestando na pele com aumento da coceira e das lesões", aponta Dr. Takaoka.

A seguir, compartilhamos algumas dicas que podem auxiliar a diminuir a tensão do dia a dia, entreter os pequenos e também recomendações para aliviar os quadros de DA já agravados pelas ondas de estresse.

Organização do tempo: Aprenda a gerir o tempo e as atividades rotineiras da família. Nesse período é importante manter hábitos regulares como os horários de dormir e acordar, bem como os horários das refeições.

Atividade física: dança, ginástica e pular corda são algumas opções para manter as crianças em movimento. Atividades improvisadas como caça ao tesouro, circuitos de obstáculo e amarelinha são ótimas para diferenciar a rotina ao mesmo tempo em que estimulam o exercício físico. Mas lembre-se: momentos de paz também são importantes - a meditação é uma boa forma para ter tranquilidade e trabalhar a reflexão.

Distração com atividades culturais: música, leitura, desenho e origami são atividades lúdicas que ajudam a preencher o dia a dia das crianças, evitando o acúmulo de tédio e ansiedade.

Educação sobre a doença e tratamento contínuo e preventivo: é essencial que tanto os pais quanto a criança se eduquem sobre a dermatite atópica. Com a criança sabendo do que se trata, fica mais fácil lidar com crises. Além disso, ter uma relação de parceria com o especialista é um ponto muito importante para o tratamento e prevenção de crises.

Apoio psicológico: com a psicoterapia e a participação em grupos de apoio para pacientes, tanto os responsáveis quanto as crianças com DA podem compartilhar dicas e experiências que auxiliam no tratamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES