SEÇÕES

Criminosos podem estar te espionando através de sua smart TV

Outros dispositivos também podem ser hackeados

Smart TV pode ser hackeada | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualmente, nós, usuários, temos diversos aparelhos domésticos que podem ser conectados à internet. O que não sabemos é que esses mesmos aparelhos podem colocar nossa privacidade em jogo. Com informações do Fatos Desconhecidos.

Por outro lado, é importante ressaltar também que alguns oferecem mais perigo do que outros. Os dispositivos que têm câmeras e microfones são os piores, já que contam com sensores, podem ser usados por qualquer hacker que queira bisbilhotar seus segredos.

E é esse fator que deve ser levado em conta. Qualquer equipamento ligado ao Wi-Fi está exposto a uma eventual invasão. Por incrível que pareça, as smart TVs hoje são um alvo fácil para invasores. O perigo aumenta ainda mais quando os modelos possuem um microfone integrado. Para se ter uma ideia, uma TV, quando hackeada, pode vazar tanto a imagem do usuário, quanto captar tudo o que é dito pelo usuário. Uma das marcas que tiveram problema em relação a isso foi a Samsung. A empresa foi acusada de deixar vazar gravações de seus usuários. Mais tarde, a empresa implementou um sistema de segurança em três estágios para tentar solucionar o problema.

Mas como evitar tais invasões? Para não ser vítima desse tipo de vulnerabilidade, é importante optar por marcas mais conhecidas. Geralmente, essas marcas têm muito mais chances de implementar melhorias de segurança em seus sistemas. Além disso, é importante atualizar o sistema operacional sempre que possível. A instalação permite eventuais correções de bugs liberadas pelo fabricante. Se a TV for do tipo com câmera, pode ser interessante colocar um adesivo para garantir a privacidade.

Outros dispositivos

As câmeras Wi-Fi são também alvos totalmente vulneráveis. Uma vez invadidos, os dispositivos permitem que qualquer hacker tenha acesso às imagens que foram capturadas pela lente. O problema, aqui, torna-se ainda maior quando o equipamento de segurança encontra-se dentro de casa. Caso a câmera esteja no conforto de seu lar, o hacker pode facilmente utilizá-la para vigiar a rotina do usuário.

Outros dispositivos, que são visados por esses invasores, são as caixas de som inteligentes. Google Home, Amazon Echo e Apple HomePod são alguns exemplos de equipamentos que também podem captar as conversas dos usuários. Como esses aparelhos utilizam uma conexão criptografada, o criminoso, para ter acesso, teria que roubar a senha do proprietário. Após descobrir a senha, o invasor, consequentemente, teria acesso ao histórico de comandos de voz. 

As babás eletrônicas modernas, caso estejam conectadas à rede sem fio da residência, podem ser vetores de ataques. Os aparelhos, desse setor que possuem câmeras para monitorar as crianças enquanto os pais estão fora de um cômodo, podem ser utilizados para bisbilhotar o interior da residência e acompanhar os passos da família. Os drones, que estão altamente na moda hoje, são ainda outros aparelhos que ameaçam a privacidade de quem mora em apartamentos. O risco, aqui, é ainda mais sério. Até porque, nesse caso, a vítima não tem como exercer um controle sobre a situação: mesmo que alguém não tenha nenhum aparelho smart em casa, um drone pode sobrevoar a janela e filmar pelo lado de fora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos