Criminosos usam a Copa do Mundo de 2022 para fraudes on-line; Fuja do golpe

Segundo a Kaspersky, a maioria das mensagens convidavam empresas a participarem de uma licitação para se tornarem fornecedores do evento

Cibercriminosos já usam nome da Copa do Mundo de 2022 para aplicar golpes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A próxima Copa do Mundo acontecerá em 2022, no Catar, e os cibercriminosos já estão usando o evento como isca para aplicar golpes on-line. Entre 15 de agosto e 15 de outubro de 2021, pesquisadores da Kaspersky detectaram 11 mil e-mails fraudulentos fazendo uso da Copa do Mundo de 2022

Segundo a Kaspersky, a maioria das mensagens convidavam empresas a participarem de uma licitação para se tornarem fornecedores do evento. Este tipo de abordagem é novidade, porém, tendo em vista que a atração traz benefícios econômicos tanto para o país anfitrião quanto para seus patrocinadores, os criminosos acreditam que podem ser bem-sucedidos com esta isca.

Cibercriminosos já usam nome da Copa do Mundo de 2022 para aplicar golpes na internet | FOTO: Reprodução

E não só empresas estão sendo alvo dos cibercriminosos. As mensagens enviadas por e-mail também traziam a informação de que o internauta havia sido selecionado para participar de um sorteio exclusivo ou para receber um dinheiro que viria de um fundo criado em nome da Copa do Mundo de 2022. Em ambos os casos, é provável que as vítimas precisarão pagar uma taxa para participar – e nunca terão o resultado.

Em outros golpes analisados pela Kaspersky, as pessoas que preenchessem um formulário teriam seus dados roubados e havia também spam disseminando arquivos maliciosos. A empresa bloqueou um total de 625 tentativas de infecção de malware usando o nome da Copa do Mundo de 2022. A maioria dos ataques (97%) foi realizada usando documentos Word convidando as pessoas a compartilharem suas informações. Outras ameaças incluem AdWare, que produz publicidade invasiva, e trojans, para roubar senhas e informações de login em diferentes dispositivos.

Saiba como fugir dos golpes na internet

  • Ao receber um e-mail, verifique o endereço. A maioria dos spams vem de remetentes que não fazem sentido, como amazondeals@tX94002222aitx2.com ou algo semelhante. Caso apareça um nome em vez do e-mail, passe o mouse em cima para mostrar o endereço completo do remetente. Se não tiver certeza da legitimidade, é possível digitá-lo em um mecanismo de busca para verificá-lo.
  • Desconfie sempre quando informações pessoais forem solicitadas. Empresas legítimas não fazem contato do nada por e-mails para pedir dados. Em geral, mensagens não solicitadas pedindo para “verificar detalhes da conta” ou “atualizar as informações” devem ser tratadas com cautela.
  • Tenha cuidado se a mensagem criar um senso de urgência. Os spammers frequentemente tentam exercer pressão nas vítimas com algo “urgente” ou “ação imediata necessária” – para pressioná-lo a agir rapidamente.
  • A ortografia e a verificação gramatical são uma forma eficaz de identificar um golpista. Tais erros são provas claras que o lance é ilegal, pois os criminosos usam tradutores online para ampliar o alcance das fraudes.
  • Sempre use uma solução de segurança confiável, que possa identificar anexos maliciosos e bloquear sites fraudulentos.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES