“Crocodilo de Fidel Castro” está tocando o terror na Europa

Um homem de cerca de 70 anos foi hospitalizado após ser mordido

Crocodilo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um homem de cerca de 70 anos foi hospitalizado após ser mordido por um crocodilo que pertenceu ao falecido líder cubano Fidel Castro. De acordo com as informações divulgadas pela CNN, a vítima sofreu ferimentos nos braços e na mão. A notícia é do Fatos Desconhecidos.

Segundo a reportagem, o homem participava de uma festa típica local. Conhecida como a festa de lagostas, a tradicional celebração sueca enaltece o lagostim. O homem estava no Aquário de Skansen, em Estocolmo, na Suécia, quando foi mordido no braço pelo animal.

Reprodução / Fatos Desconhecidos

A vítima estava fazendo um discurso em pé em uma rocha localizada em uma área restrita da instalação. De acordo com o dono do aquário Jonas Wahlström, o homem estava com o braço sobre uma barreira de vidro, que tem cerca de dois metros de altura.

"Foi nesse momento que um dos crocodilos cubanos agarrou o braço da vítima", disse Wahlström. "Felizmente, havia três médicos na festa", completou. A equipe médica realizou os primeiros socorros antes de transladar a vítima para o hospital.

O réptil responsável pelo ataque é um dos dois crocodilos cubanos que foram originalmente doados a um cosmonauta russo por Castro na década de 1970. O cosmonauta levou os animais de volta a Moscou. Os crocodilos foram levados para a Suécia por Wahlström.

O presente de Castro

A espécie de crocodilo cubano está ameaçada em decorrência da perda de habitat, caça e do cruzamento com o crocodilo norte-americano. Em 2015, dez filhotes de crocodilos cubanos que foram doados por Fidel ao Aquário de Skansen foram transladados para Cuba.

Na época, Jonas Wahlstrom acompanhou os animais no voo a Havana. "Trata-se da espécie de crocodilo mais rara e bonita que existe e também uma das mais agressivas", informou Wahlstrom.

Quando foram enviados a Cuba, os crocodilos tinham 20 meses e cerca de 1 metro de comprimento. Os animais foram mantidos no compartimento de carga do avião. "Por alguma razão, a companhia aérea KLM não queria crocodilos na seção de passageiros", brincou Wahlstrom.

Os crocodilos doados por castro nasceram em 1974. Castro presenteou o cosmonauta Vladimir Shatalov como uma demonstração de amizade. Entretanto, Shatalov não tinha onde criá-los. Para solucionar o problema, o cosmonauta colocou os répteis no aquário de Wahlstrom.

"A esposa dele não queria dividir o apartamento com dois crocodilos", disse Wahlstrom. Quando adultos, os crocodilos cubanos medem em torno de 2,5 a 2,8 metros. Wahlstrom, os criou desde então. No anos 90, Wahlstrom batizou os crocodilos de Hillary e Castro. Os 10 filhotes, quando chegaram em Havana, foram mantidos em quarentena.

A espécie

Em suma, o crocodilo cubano é de pequeno a médio porte. Adultos comuns medem entre 2,10 à 2,30 metros de comprimento e pesam de 70 a 80 kg. Grandes machos podem atingir um pouco mais de 3,50 metros de comprimento e pesar 215 kg ou mais. Quando adultos possuem cores mais brilhantes que outros crocodilos. Além disso, essa espécie em específico possui pernas longas e fortes e têm escamas mais ásperas.

Atualmente, o crocodilo cubano só pode ser encontrado no Pântano de Zapata em Cuba e na Ilha da Juventude. Antes, a espécie habitava também outras partes do Caribe. Fósseis desta espécie já foram encontrados nas Ilhas Cayman e nas Bahamas, por exemplo. O crocodilo cubano normalmente habita reservatórios de água doce, como pântanos, brejos e rios. Além disso, esses crocodilos, raramente, nadam em água salgada.

O crocodilo cubano é o mais terrestre dos crocodilos. Entretanto, o acasalamento entre crocodilos cubanos e crocodilos americanos estão criando descendentes híbridos que ameaçam a sobrevivência da espécie.

Estima-se que já caiu para cerca de quatro mil animais silvestres em dois pântanos isolados de Cuba. O réptil, de três metros de comprimento, está listado pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) como criticamente em perigo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES