Crueldade: elefantes ameaçados de extinção são eletrocutados e envenenados

Presas de elefantes foram apreendidas nas casas de policiais corruptos que sabem onde os elefantes podem ser encontrados e alertam os caçadores furtivos.

Elefante | Ilustração - Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A matança de elefantes no leste da Índia atingiu proporções criticas, ampliadas pelo bloqueio da Covid, dizem os conservacionistas.

Nos últimos dois anos, 160 dos animais selvagens ameaçados de extinção foram exterminados no estado de Odisha, pelo menos 40 deles apenas nos últimos cinco meses.

Muitos são deliberadamente eletrocutados ou envenenados por pessoas que ocuparam áreas florestais para agricultura, de acordo com a Voice for Asian Elephants Society (VfAES).

Leia Mais

A derrubada de florestas para mineração e outras atividades humanas também diminui seus habitats naturais.

Elefantes em extinção são envenenados. (Foto: Ilustração - Pixabay)

E os caçadores que querem presas de marfim foram encorajados pela ausência de patrulhas florestais, que foram cortadas durante a pandemia do coronavírus .

O VfAES acusou as autoridades de usar a Covid “como escudo para evitar suas responsabilidades” na realização de patrulhas e no combate à corrupção.

Sangita Iyer, bióloga e fundadora da organização, disse: “Há uma catástrofe silenciosa acontecendo na Índia.

“A situação em Odisha é terrível. Apatia, complacência, abandono do dever e uma significativa falta de responsabilidade por parte de alguns funcionários florestais são alguns dos principais problemas no terreno”.

A Sra. Iyer acusou os ministros de não terem investigado os problemas por trás das mortes “sem sentido e evitáveis”.

Ela disse que presas de elefantes foram apreendidas nas casas de policiais corruptos que sabem onde os elefantes podem ser encontrados e alertam os caçadores furtivos.

“Que chance esses animais têm se as próprias pessoas encarregadas de cuidar deles acabem traindo esses animais sem voz?” ela disse.

Registros mostram que pelo menos 82 funcionários florestais de Odisha foram acusados de corrupção em cinco anos, de acordo com o Hindustan Times.

Existem 40.000 elefantes asiáticos no mundo, oficialmente classificados como ameaçados de extinção, 60% deles na Índia.

Mas os ativistas dizem que uma crescente população humana, causando o uso “imprudente” da terra, como a expansão da mineração e da agricultura, e ferrovias e estradas cortando habitats, está matando as criaturas.

De acordo com um relatório da Traffic , uma instituição de caridade de monitoramento do comércio de animais selvagens, durante a pandemia, a caça ilegal de grandes mamíferos na Índia aumentou 44 por cento e a de outros pequenos mamíferos em 25 por cento.

Teme-se que a contagem oficial de mortes de elefantes seja subestimada porque os moradores que normalmente encontram carcaças têm saído menos.

Em 2012, o governo Odisha anunciou que todas as mortes não naturais seriam investigadas, mas a Sra. Iyer afirmou que os ministros não questionaram ou repreenderam nenhum oficial por não ter evitado as mortes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES