Cuidado! Confira os maiores erros na hora de tomar comprimidos - Dividir o comprimido em duas ou mais partes

Embora pareça uma prática descomplicada, a ingestão de medicamentos orais pode causar danos à saúde. - Dividir o comprimido em duas ou mais partes

Slide 2 de 4
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dividir o comprimido em duas ou mais partes

Para diminuir o tamanho da pílula, adaptar uma dosagem superior a da receita, fazer o medicamento durar mais dias ou até para atender a recomendação do próprio profissional da saúde, muitas pessoas adquiriram o hábito de dividir o comprimido em partes menores. 

De acordo com Jamar, porém, a prática está completamente errada. “Quando quebramos um comprimido, sempre há uma perda de uma parte substancial do medicamento, que se esfarela e dificilmente é recuperada e consumida. Embora pareça irrelevante, essa parcela faz parte da dosagem ideal”, comenta. 

Outro ponto importante é que, “muitas vezes o princípio ativo da formulação do medicamento está concentrada em níveis diferentes nas duas metades do comprimido”, explica. Ou seja, caso o paciente escolha tomar uma das metades com menos princípios ativos, a dosagem pode ser ineficaz. O mesmo pode acontecer de maneira inversa, causando uma superdosagem inesperada. 

Segundo Jamar, “o ideal é sempre procurar a dosagem que foi prescrita pelo profissional. Caso não encontre a proporção sugerida, deve-se procurar uma farmácia de manipulação. Em último caso quando há a necessidade de partir, prefira as marcas que tem sulcos nos comprimidos , aquela linha que facilita o corte”, explica. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES