Cura do HIV: pesquisadores brasileiros eliminam vírus em paciente

Estudo é da Unifesp em São Paulo

Unifesp | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas vidas foram perdidas pela ação implacável dos vírus HIV, que pode desencadear a AIDS. Mas a ciência mostra seu papel fundamental no desenvolvimento humano ao mostrar caminhos positivos para a cura da doença. 

Um estudo clínico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), fez com que um paciente, sem nome divulgado, que convivia há 17 anos com o vírus, esteja a 17 meses sem sinais do vírus. Desde então não há mais a presença do microorganismo no corpo dele.

O infectologista Ricardo Sobhie Diaz lidera a equipe e mostra como os brasileiros estão no caminho positivo em busca da cura. "Isso é uma evidência de que o vírus pode não estar mais ali", avalia. No entanto, é necessário analisar os exames posteriores, pois o vírus poderia retornar.

Crédito: divulgação.

O paciente segue em acompanhamento, assim como 30 outros que recebem o mesmo tratamento e vem apresentando resultados positivos.

Aqueles que apresentaram melhores resultados tiveram administração de dulotegravir e maraviroc aliados à nitotinamida e à euranofina. O segundo grupo de substâncias encontra as células infectadas e mata, destruindo o vírus. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES