Curiosidades que você precisa saber sobre a maconha

A maconha é proibida em vários países do mundo

Curiosidades que você precisa saber sobre a maconha | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maconha é proibida em vários países do mundo por ser considerada uma droga ilegal. No post de hoje, trouxemos algumas curiosidades sobre essa droga. Confira:

1. Usos estranhos

O cânhamo não é usado apenas para o fumo. Suas fibras também podem ser utilizadas para fazer cordas e outros tecidos. Talvez o uso mais estranho para uma corda feita a partir da planta seja como método de transporte para estátuas gigantes. Em 2012, arqueólogos criaram reproduções das estátuas da Ilha de Páscoa, tentando entender como o povo da antiguidade conseguiu mover a estrutura extremamente pesada. Teólogos sugerem que rolos de madeiras tenham sido usados. Mas em 2012, o arqueólogo Carl Lipo, da Universidade Long Beach, provou que tudo que eles precisaram foi de uma corda feita das fibras de cânhamo.

Amarrando três dessas cordas na estátua, e usando uma equipe de 18 pessoas, eles conseguiram mover a estátua por 100 metros em menos de uma hora.

2. Maconha e animais de estimação

As pessoas usam a maconha para inúmeros fins, desde o tratamento de glaucoma, até para amenizar os efeitos da quimioterapia. Então porque os animais também não poderiam se beneficiar dos efeitos positivos da planta?

De acordo com um estudo de 2013, a maconha já é usada medicinalmente para tratar cães e gatos. Na maioria das vezes, os animais reagem ao consumo da maconha em poucas horas, mas em grandes quantidades ela pode ser fatal.

3. Ela está no ar

Em alguns lugares nós logicamente esperamos que existe uma ‘nuvem’ de fumaça de maconha no ar. Shows de reggae ou marchas pedindo a legalização, por exemplo. Mas e se dissermos que essa ‘nuvem’ está presente também nas ruas de Roma, na Itália?

Sim, de acordo com um estudo de 2012 realizado na Itália, existem traços de maconha flutuando no ar ao redor do Coliseu e do Panteão, em Roma, bem como em outras cidades italianas.

As cidades com maiores concentrações de maconha no ar são Florença e Bologna, mas não há motivo para se preocupar com isso. Os níveis da droga no ar são tão pequenos que não chegam a afetar a saúde humana.

4. A maconha não é necessariamente tão ‘verde’

Não estamos falando da cor. O fato é que para produzir 1kg de maconha em estufas precisamos gastar a mesma energia que gastaríamos ao percorrer todo os EUA cinco vezes, de acordo com uma pesquisa recente da Lawrence Berkeley National Laboratory. Por isso, se a agricultura da maconha começar a crescer como é previsível – principalmente pelo aumento dos lugares que estão legalizando a droga -, medidas de sustentabilidade terão de começar a ser implementadas.

5. Sabonetes infantis

Em um caso curioso, um hospital do estado da Carolina do Norte observou um aumento no número de recém-nascidos que estavam testando positivo para presença de maconha em sua urina. Descoberta essa que podia sugerir que a mãe estava fumando, e podia inclusive demandar envolvimento de serviços sociais. No entanto, eles não estavam sendo expostos à maconha: Estavam apenas ensaboados.

Uma investigação acerca dos testes mostrou que certos ingredientes presentes em vários tipos de sabonete para crianças causavam um falso positivoem testes desse tipo, conforme relataram pesquisadores em 2012. É claro que os sabonetes não continham, de fato, a droga, nem causavam efeitos.

6. Maconha vs corujas

Não é apenas o plantio de maconha em estufas que causa problemas. As plantações ao ar livre (principalmente as clandestinas), estão colocando corujas em risco, por conta dos venenos utilizando durante o cultivo. Em 2012, duas corujas foram encontradas mortas em Mendoncino, na Califórnia, e testaram positivo para veneno de rato.

Até mesmo as pessoas que cultivam a maconha de forma ilegal podem sofrer problemas de saúde. Em junho de 2013, um hospital na Albânia relatou um surto de doenças relacionadas à maconha, com mais de 700 pessoas tendo de passar por tratamentos em um único vilarejo do país. Trabalhadores situados próximos à vila de Lazarat, que tiveram contato prolongado com a cannabis, durante o plantio e colheita, apresentaram problemas como vômitos, dores estomacais, batimentos cardíacos irregulares, entre outros, de acordo com a Reuters.

7. A maconha faz mal para o coração?

A maioria dos debates sobre os efeitos da maconha na saúde focam em alterações no cérebro. Alguns defendem, por exemplo, que exista uma ligação entre a droga e um risco maior de desenvolver esquizofrenia e outros problemas psíquicos. Mas a maconha pode afetar seu coração também?

Em estudo de abril de 2014, pesquisadores analisaram 2000 casos de complicações médicas provenientes do uso da maconha na França e descobriram que 2% envolviam problemas cardíacos, incluindo nove infartos fatais. O estudo não tinha o intuito inicial de determinar o motivo pelo qual a maconha pode ocasionar problemas cardíacos.

No entanto, estudos anteriores descobriram que a marijuana pode aumentar o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES