Curiosidades sobre o acidente nuclear de Chernobyl

60 mil pessoas teriam morrido em virtude de câncer de tireoide

Curiosidades sobre o acidente nuclear de Chernobyl | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para quem não sabe, a usina nuclear de Chernobyl foi construída pelo governo soviético e com ela, uma cidade-dormitório para os seus trabalhadores. Chamada de Pripyat, ela tinha 50 mil habitantes naquele período.

Para saber mais coisas sobre o acidente nuclear de Chernobyl, confira o nosso post:

1. Ocorrido em 26 de abril de 1986, o desastre de Chernobyl foi provocado quando os técnicos da usina tentaram simular um apagão com o desligamento da rede elétrica principal e a sua substituição por uma rede de emergência. Devido a um erro humano – ou possível falha no projeto, o que gera controvérsia até hoje -, o reator parou de funcionar, gerando um super-aquecimento com temperatura de 2 000º Celsius.

2. A explosão lançou nada menos que 70 toneladas de urânio e 900 de grafite na atmosfera, que se espalharam e contaminaram extensas faixas de terra. Sinais de radioatividade no ar foram detectados até em países distantes como Suécia e Finlândia.

3. A orientação para evacuar Pripyat só ocorreu 30 horas depois do acidente. A população teve apenas 40 minutos para pegar os seus itens pessoais e abandonar a cidade. Acreditando que a evacuação seria temporária, muitos deixaram os seus itens para trás.

4. Por estar perto da usina, Pripyat sofreu níveis de contaminação extremos. Tanto é verdade que milhares de pessoas morreram de câncer nos anos seguintes. O nascimento de crianças com problemas genéticos cresceu vertiginosamente.

5. De acordo com a organização ambiental Greenpeace, em torno de 60 mil pessoas teriam morrido em virtude de câncer de tireoide.

6. Acredite se quiser, mas ainda hoje o governo da Ucrânia destina uma porcentagem do seu PIB para os efeitos da tragédia – a maior parte para indenizar vítimas.

7. A população da região em volta de Pripyat girava em torno de 5 milhões de pessoas. Embora afastada do epicentro, essa região é ainda hoje considerada contaminada pela radiação.

8. Chernobyl é uma usina localizada no norte da Ucrânia, na fronteira com a Bielo-Rússia (também conhecida como Belarus).

9. O excesso de calor provocou uma violenta explosão de vapor que destruiu o teto do reator e espalhou radioativo na atmosfera. Detalhe: o teto pesava mais de 1000 toneladas.

10. O máximo que os visitantes podem chegar do sarcófago é 200 metros. Além disso, ninguém está autorizado a permanecer mais de 15 minutos por lá.

11. O acidente de Chernobyl foi o maior provocado pelo ser humano, com nível 9 na Escala Internacional de Eventos Nucleares. Superou em muitos outros acidentes do tipo, como o de Three Mile Island, nos Estados Unidos, e Fukushima, no Japão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES