Curiosidades sobre o Titanic que você não sabia

Conheça a história do Titanic além do filme

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos nós conhecemos o Titanic, navio transatlântico que, à sua época, era o maior e mais luxuoso já construído, e até hoje é impressionante. Com um interior que custou uma fortuna, digno de um palácio em terra, o navio custou e rendeu milhões, mas o mais impressionante mesmo foi a tragédia que encerrou sua breve existência. Pra ir além do filme e saber mais sobre essa amaldiçoada maravilha náutica de 1912, confira aqui alguns fatos desconhecidos sobre o Titanic:

Anti naufrágio

O Titanic foi projetado para aguentar um naufrágio parcial em até 4 compartimentos. Infelizmente, pelo local “acertado” pelo iceberg, que abriu uma fenda de mais de 90 metros no casco, ele acabou inundando 6. O desfecho você já conhece.

Publicidade

“Inafundável”

Apesar disso, de acordo com o Wikipedia, jamais algum dos investidores ou empresários propagandeou que o barco era “inafundável”. Havia, entretanto, menções de que a sua tecnologia o fazia “quase inafundável”, uma pequena palavra que muda muita coisa – em especial diante dos acontecimentos.

Colossal

Pelas suas dimensões, o naufrágio não foi rápido, como mostrado no filme. O navio levou 2 horas e 40 minutos para submergir completamente.

Duelo de titãs

O problema é que o iceberg foi confeccionado pela mãe natureza em aproximadamente 1000 a.C., o que não deixava muito espaço pra competição pro Titanic.

Navegando eternamente

Os destroços do navio foram encontrados a 600 km da costa de Newfoundland, a 4 km abaixo do nível do mar. Isso só aconteceu depois de 73 anos do acidente, em 1985.

31,6%

Os botes salva-vidas foram evacuados com pressa e desespero, deixando muita gente pra trás. Por isso, só em torno de 1/3 da tripulação foi salva (31,6% dos passageiros), quando os botes tinham capacidade para carregar mais de 50%. Ou seja, a pressa, até nessas horas, custa caro.

A pressa custa caro mesmo

Porque além disso, estava agendado para o dia um treinamento para emergências, que por alguma razão o capitão mandou cancelar. Se os passageiros tivessem tido esse treinamento logo antes do acidente ao invés de estar festando, será que o desfecho teria sido o mesmo?

Cortando gastos

Outro problema é que o navio tinha capacidade para carregar 64 botes salva-vida, mas só tinha 20. E você achando que superfaturamento era uma invenção moderna.

Cavalheiro

Daniel Buckley foi um sobrevivente que fingiu ser mulher pra entrar num barco prioritário. Uma mulher jogou um xale em sua cabeça, e ele enganou os oficiais e foi salvo.

30 segundos

Até 30 segundos poderiam ter feito a diferença, se a mensagem que informava sobre o iceberg tivesse chegado antes.

Direção defensiva

Se o Titanic tivesse reduzido a velocidade ao receber avisos prévios sobre acidentes na área, entretanto, poderia não ter tido um impacto tão avassalador. Ao contrário desse bom senso, o capitão prosseguiu com o transatlântico na velocidade máxima. Aí não tem aviso que salve!

SS Californian

Esse era o nome do barco mais próximo do Titanic no momento do acidente, que não respondeu os chamados. No lugar do Californian, quem acabou salvando os sobreviventes do Titanic foi o Carpathia. Apesar do acidente ter ocorrido em torno das 23:40h, o resgate só foi chegar às 4 da manhã, quando a maioria dos sobreviventes já não podia mais ser chamada assim.

Japoneses…

Um sobrevivente japonês foi chamado de covarde ao voltar para o Japão. Lá, como se sabe, a honra é mais importante que a vida, e parece que eles ampliam a ideia de que o capitão tem que afundar com o navio aos passageiros.

Músicos…

Já os músicos, que não ligam pra honra nem pra vida, preferiram afundar tocando. Pode ter sido pra acalmar os passageiros, mas, se você fosse músico e pudesse escolher uma forma cinematográfica de morrer, qual melhor do que numa orquestra, fazendo a trilha sonora para o naufrágio do maior transatlântico da história em tempo real?

Vida de cão

Haviam 9 cachorros a bordo, e dois conseguiram ser salvos – esperamos que não ocupando o lugar de alguém nos botes salva-vidas. Um era um lulu da Pomerânia, e o outro um pequinês.

Bodas de água

13 casais comemoravam a sua Lua-de-Mel no cruzeiro. Não sabemos dizer quantas dessas mulheres pediram para ser desenhadas como mulheres francesas, e nem se algum dos casais fez pose de Cristo Redentor na proa do navio.

Mas nem tudo é invenção

A cena de Jack e Rose poderia ter acontecido, já que a água, em temperaturas de aproximadamente -2 ºC, matou as pessoas congeladas em aproximadamente 15 minutos.

Imortais

Apesar disso, um homem chamado Charles Joughin, que era pasteleiro do navio, conseguiu ficar na água por 2 horas. Sua salvação? Estava encharcado de whiskey. Pena que isso não serve de desculpa em terra firme.

Juventude traumática

Imagine ter 9 semanas de vida e estar no naufrágio do Titanic. Foi isso que aconteceu com Millvina ean, que morreu em 31 de maio de 2009, sendo a última sobrevivente do naufrágio.

Ficção > Realidade

O custo do filme de James Cameron, da foto acima, foi maior do que a construção do próprio Titanic. Enquanto o Titanic original custou U$ 7,5 milhões (que custou U$ 200 milhões). Claro a desvalorização e inflação fazem essa comparação irregular, mas, literalmente, o filme custou mais que o navio.

Enfeitinho

Apesar do navio ter 4 chaminés, para mostrar sua potência, a quarta era somente ornamental, ou seja, não funcionava.

Mais incomum do que parece

Transatlânticos afundam sempre, especialmente em icebergs, não é mesmo? Na verdade, não; o Titanic foi único sob essas condições. Há até quem diga que o barco foi amaldiçoado por uma múmia egípcia, e seria essa a razão do naufrágio.

Contagem

Com 1.517 mortos, é um dos maiores naufrágios que já aconteceu até hoje.

Round 2

Quer viajar no Titanic II? Nem eu, mas o magnata australiano Clive Palmer achou essa uma boa ideia, e investiu meio bilhão de dólares no projeto, que usará o mesmo design do Titanic original, com 270 metros de comprimento e 30 de altura, mas com tecnologia atualizada. Já tem mais de 40 mil suicidas interessados na fila de espera.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES