Customizar é a moda! Aprenda a personalizar as roupas sem gastar muito

Especialista em moda ensina truques para dar um up nas peças do guarda-roupa

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A customização de roupas é uma oportunidade não só para aproveitar as peças, renovando sem gastar muito, mas também é uma opção de trabalho. Algumas peças customizadas podem ser vendidas e gerar uma renda extra no fim do mês.

“Customizar nada mais é que adequar algo de acordo com o próprio estilo e necessidade. Para as roupas, esse processo pode ser tanto para uma peça que esteja danificada com alguma mancha ou rasgo, por exemplo. Ou, para as roupas que estejam mais velhas, ou que não servem mais é possível dar um up na aparência da peça. E, até mesmo, em peças novas, para dar uma característica diferenciada. A customização vai imprimir uma identidade para a roupa, esse é o grande destaque”, comenta Caroline Oliveira, especialista em moda.

As dúvidas para muitas pessoas são: Como iniciar o processo de customização? Quais produtos utilizar? Quanto vai custar? Quais ideias por em prática? Por isso, Caroline dá dicas fáceis e com custos acessíveis sobre como começar a customizar as peças em casa. Todos os itens listados podem ser encontrados em papelarias ou lojas de artesanato.

Calça que vira bermuda/short

“Esse é o clássico, a calça que por algum motivo perdeu essa utilidade e agora virou uma bermuda ou short. O segredo não está somente no corte mais acima ou abaixo do joelho, mas na proposta de estilo. Para personalizar a nova peça você vai precisar de tesoura, cola para tecido e faixa de brilho em tela de silicone, ou outra que encontrar”, comenta a especialista Caroline.

Caroline descreve:

1- Primeiro, o corte da calça deve ser com um lado de cada vez para ficar alinhado.

2- Atrás da peça, descosture a parte lateral de um dos bolsos e dobre para dentro, deixando um espaço vazio, esta parte do bolso que foi dobrada pode ser colado com cola universal ou de contato.  

3- Com a faixa de brilho e tela de silicone, pegue quatro faixas e monte um desenho triangular, de forma que cubra o espaço que ficou livre do bolso.

4- Passe a cola de contato ou cola universal no espaço e pressione o desenho. Pronto, personalização feita!

“Para os que quiserem inovar ainda mais, na barra é possível fazer duas dobras e deixar a bermuda ou o short com um ar mais moderno. Para as pessoas que preferirem uma finalização mais clássica, sugiro levar em uma costureira para aplicação da barra”, explica Caroline.

Cropped

Em alta no momento, essa peça pode ser usada em diversas ocasiões. Há muitos modelos nas lojas, mas nada impede de produzir seu próprio cropped em casa. Para essa ideia, você precisará de uma camisa básica branca, tesoura, lápis, spray para tecido, luva, molde de desenho vazado em placa de acrílico e cartela de strass ou pérolas.

“Para as que quiserem fazer o molde em casa, é possível pegar uma pasta plástica antiga, e com estilete, fazer os desenhos que deseja, ou pode utilizar um cortador já com formato de desenho ou desenhar livremente, de acordo com o gosto pessoal”, diz Caroline.

Siga o passo a passo:

1- Faça as marcações de cortes com o lápis. “Uma ideia legal é fazer cortes de até 2 cm nas mangas, para dar um aparência mais descontraída. Outro detalhe também é abrir a gola e na parte de baixo, para virar de fato o cropped, corte em forma de triângulo, dividindo ao meio para que consiga fazer um nó entre as partes”, detalha Caroline. Faça só as marcações, não corte ainda.

2- Agora, coloque as luvas e forre a mesa, para se proteger antes de iniciar a aplicação da tinta em spray. Coloque o molde em cima da camisa, na parte que deseja o desenho. Aplique o spray por cima. Lembre-se de agitar bem esse item antes da aplicação.

3- Deixe a camiseta secar por uns 30 segundos, faça os cortes de acordo com as marcações feitas a lápis. nPara finalizar, você pode inserir strass ou pérolas em partes do desenho, deixando a peça ainda mais conceitual e com um acabamento mais refinado.

“O ideal é utilizar uma camiseta de malha, dessa forma, os cortes não precisarão de costura para não desfiar. Outro detalhe é utilizar um spray metálico, para que a cor seja mais realçada e com um brilho extra”, ressalta Caroline.

Além disso, tanto a cartela de strass ou pérolas, quanto a cartela da faixa de silicone, permitem várias aplicações. Dá para utilizar para enfeitar outras peças, como cachecol, camisetas, jaquetas jeans, etc.

Em casos de customizações mais elaboradas é preciso ter o auxílio de uma profissional para que o acabamento seja perfeito, como é o caso do destroyed jeans, detonação de jeans com rendas ou aplicação de rendas nas laterais e barras. Na bermuda ou no short que vira saia, nas jaquetas que são transformadas em coletes, e assim por diante. “Há casos mais simples onde a personalização pode ser feita em casa, em outros, é bom ter o apoio de uma costureira profissional, dessa forma, ela alinhará o desejo da personalização ao molde da peça, fará as provas físicas, deixando o visual ainda mais bonito e 100% personalizado".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES