De olho no bolso: saiba como economizar energia em casa

Dicas inteligentes para o uso dos eletrodomésticos

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O momento pede economia, mas nem sempre nos atentamos que ela pode ser conseguida com pequenas mudanças de hábitos em nossa casa. A redução do consumo de energia elétrica, por exemplo,  pode ser um aliado importante na hora de diminuir os gastos domésticos.

 O consumidor deve desligar todos os equipamentos da tomada quando for viajar?

Sim. Além de economizar energia, pode evitar danos aos equipamentos  como os causados por uma sobrecarga de energia inesperada, ocasionada por raios, por exemplo, ou um curto circuito.

 

Eletrodomésticos que não ficam em constante funcionamento, como microondas, forno elétrico e lavadora, podem permanecer desconectados da tomada para serem ligados apenas na hora do uso? Essa prática favorece a economia de energia?

Sim, pois essa ação, além de não provocar problemas no produto, evita riscos de descargas elétricas quando o produto não está em uso e favorece a economia de energia. Produtos em stady by também consomem energia elétrica.

 

Abrir e fechar a porta da geladeira diversas vezes ou abrir apenas uma vez por tempo mais prolongado. Qual a melhor opção em termos de eficiência energética?

Depende da quantidade de vezes que você abrirá a porta versus o tempo que deixará ela aberta. Se forem poucas vezes, o ideal é sempre abrir e fechar a porta rapidamente, evitando assim a troca de calor com o ambiente. Toda vez que a temperatura interna sofre alteração pela troca de calor com o ambiente, o refrigerador trabalha mais para estabilizar a temperatura interna  e consome mais energia.

Ligar e desligar o ar condicionado diversas vezes gasta mais ou menos energia do que deixar ligado durante muitas horas?

Quando o condicionador de ar é ligado, o compressor liga também, gerando um pico no consumo de energia necessário para iniciar o seu funcionamento. Este é o momento em que o produto mais consome energia.

 ·         Modelos com Compressor ON/OFF:

O compressor desliga automaticamente assim que a ambiente atinge a temperatura de conforto programada pelo consumidor e o produto fica apenas ventilando. Após algum tempo neste estado, a temperatura do ambiente começará a subir, então o produto ligará o compressor novamente de forma automática para refrigerar até a temperatura de conforto. Caso o produto seja ligado e desligado diversas vezes, isto resultaria em mais picos de energia para iniciar o compressor resultando em um consumo maior.

 

·         Modelos com Compressor Inverter:

O compressor não desliga quando o ambiente atinge a temperatura de conforto, apenas reduz a sua rotação para que esta temperatura se mantenha constante. Por natureza, este compressor gasta menos energia que outros modelos, resultado de um baixo consumo em função da baixa rotação. Desligar e ligar o aparelho diversas vezes resulta em um maior consumo em função de mais picos de energia. No entanto, este aumento é bem mais significativo nos modelos Inverter.

               

Pausar o ciclo de lavagem da lavadora para deixar as roupas de molho aumenta o consumo de energia? Qual a melhor forma de efetuar esse processo, deixando a máquina ligada ou tirando da tomada?

Podem ser utilizadas as duas formas para deixar as roupas de molho, porém retirando a máquina da tomada haverá uma economia de energia.

 

O fogão  gasta energia somente na hora de acender a chama ou durante todo o preparo?

Temos diversos modelos de fogão:

1- Fogão a gás com acendimento automático na mesa e forno

Nestes modelos há gasto de energia elétrica no momento do acendimento da chama e quando é utilizada a luz do forno.

 

2- Fogão a gás com acendimento automático na mesa, forno e grill no forno

Nestes modelos há gasto de energia elétrica no momento do acendimento da chama, quando é utilizada a luz do forno e/ou quando é utilizado o grill.

 

3- Fogão a gás com acendimento automático na mesa, resistência no lugar do queimador a gás no forno e grill no forno

Nestes modelos há gasto de energia elétrica no momento do acendimento da chama na mesa, quando é utilizada a luz do forno e/ou quando é utilizado a resistência do forno e/ou o grill.

 

4- Fogão duplo forno a gás com acendimento automático na mesa, forno inferior e no forno superior resistência no lugar do queimador a gás e grill

Nestes modelos há gasto de energia elétrica no momento do acendimento da chama, quando é utilizada a luz do forno e/ou quando é utilizado a resistência do forno superior e/ou o grill.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES