Década de 2010 terminará como a mais quente já registrada na história

A OMM igualmente descobriu que 2019 está no rumo de ser o segundo ou terceiro mais quente de toda a história.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a década de 2010 provavelmente será considerada como a mais quente já registrada, segundo um relatório da organização divulgado no começo de dezembro. As informações são do Mega Curioso.

A OMM igualmente descobriu que 2019 está no rumo de ser o segundo ou terceiro mais quente de toda a história, com uma temperatura média global de janeiro a outubro aproximadamente 1,1ºC  acima do que a época anterior à Revolução Industrial (ocorrida em 1776).

O que levou a década de 2010 ser classificada como a mais quente de todas?

O calor global excessivo, aumentado de forma intensa por conta da emissão de gases do efeito estufa é o principal motivo da década de 2010 estar prester a ser colocada como a mais quente que já existiu na Terra.

Segundo o secretário geral da OMM, Petteri Taalas, se não forem tomadas urgentes com relação ao clima, a tendência é que o aumento de temperatura seja tão grande que atinja mais de 3ºC até o fim do século 21, com impactos cada vez maiores e mais maléficos para o bem-estar não somente do meio ambiente em si, mas também do ser humano.

Ainda segundo Taalas, ainda não estamos nem perto de cumprir as metas estipuladas no Acordo de Paris. O Acordo de Paris nada mais é do que um acordo internacional, elaborado em 2015, a fim de limitar o aquecimento global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

Os danos ambientais causados pelo aumento da temperatura

Este mesmo relatório da OMM afirma que as concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera alcançaram níveis alarmantes em 2018 e permaneceram aumentando agora em 2019.

Além disso, o nível do mar aumentou por conta do derretimento das camadas de gelo na Groenlândia e na Antártica, enquanto que o calor oceânico atingiu também níveis recordes, com a degradação dos ecossistemas marinhos vitais.

Ondas de calor e inundações, que antes eram acontecimentos esporádicos, agora têm se tornado cada vez mais frequentes. Ademais, tem ocorrido igualmente mais ciclones  tropicais avassaladores, incêndios florestais e uma série de outros fenômenos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES