Delicada cirurgia retira tumor de casal de peixes-palhaço; fotos

As cirurgias duraram 15 minutos cada.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um casal de peixes-palhaço passou por maus bocados para a retirada de um tumor. Foi preciso ser feito uma cirurgia delicada que mobilizou vários veterinários para ajudar a espécie que ficou conhecida no mundo inteiro pelo time ‘Procurando Nemo’, de 2003.

As cirurgias duraram 15 minutos cada e foram consideradas de sucesso, segundo os veterinários que participaram do procedimento feito em uma clínica em São Paulo, no dia 20 de janeiro. Os peixes juntos chegam a custar cerca de R$ 6 mil por ser de espécie rara de peixes-palhaço. Um dos integrantes da equipe é o anestesista William Petroni Leal, de Sorocaba (SP). Ele explica que a anestesia foi aplicada na musculatura do peixe com o uso de uma seringa.

Já o anestésico geral local foi inserido nas brânquias do casal. No dia da cirurgia, a fêmea pesava 9,5 gramas e o macho 3,9. Ele já estava há uma semana sem se alimentar.

De acordo com o cirurgião-veterinário Alessandro Bijjeni, os dois peixinhos apresentavam excesso de uma "massa" não identificada no interior da boca. "O tumor estava crescendo há certo tempo e eles estavam com muitas dificuldades para se alimentar”, diz o cirurgião.

O cirurgião afirma que o caso não é raro, mas o anestesista afirma que este tipo de cirurgia, que custa aproximadamente R$ 1,5 mil cada, não é tão comum de ser feito na clínica. Tanto que esta foi a primeira vez que o procedimento foi feito no local.

"Às vezes, os donos até procuram alguma ajuda, mas, pela falta de profissionais que façam este tipo de cirurgia, desistem", comenta William Leal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES