Demência em cães e gatos pode ser culpa dos donos, diz estudo

Pesquisa foi realizada na Escócia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Andar lento e desorientado, perda de memória, inclusive para necessidades básicas, como se alimentar, e mudanças nos hábitos. Esses são alguns sintomas da demência percebidos em cães e gatos de estimação e, infelizmente, o número de casos dessa doença parece estar aumentando.

Um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, sugere que metade dos gatos com mais de 15 anos e um terço daqueles com idade entre 11 e 14 anos sofrem de demência. Entre os cachorros, os efeitos podem ser percebidos ainda mais cedo: um terço dos cães com mais de 8 anos já apresentam sinais da doença.

Causas da demência

A culpa disso tudo pode ser dos donos. De acordo com o professor Holger Volk, do Royal Veterinary College de Londres, pouca atividade física e rações baratas e de baixa qualidade podem ser responsáveis pelo alto número de casos.

Segundo o veterinário, obesidade e falta de exercícios causam problemas de saúde nos animais, da mesma forma que nas pessoas. Sendo assim, as medidas para tentar prevenir a doença são simples: garantir uma dieta balanceada aliada à atividade física.

No entanto, a falta de cuidados nem sempre é a única responsável. O aumento na expectativa de vida desses animais também é um fator a ser considerado, de acordo com especialistas da área. Atualmente, não é raro ver cães e gatos ultrapassarem a barreira dos 15 anos com facilidade, o que não era tão comum há algum tempo. Como as chances de demência aumentam com a idade, os cérebros deles podem ainda não estar evoluídos o suficiente para sobreviver tanto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES