Dentes sensíveis: quais as causas e como tratar?

Problema atinge milhares de brasileiros

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você com certeza já teve algum episódio de dentes sensíveis ou acompanhou o drama de alguém com o problema. Tomar um simples sorvete se torna um suplício, ou mesmo beber água gelada. As razões para os dentes sensíveis vão da idade ao desgaste do esmalte da superfície do dente, que pode causar pequenas fissuras.

Crédito: divulgação.

“Existem vários aspectos e fatores. Dependendo da idade e do que está acontecendo. O dente sensível pode ser um desgaste acima do normal, sobretudo em jovens. Às vezes uma escova dura pode desgastar o esmalte e provocar a sensibilidade”, explica Waldânio Barros, cirurgião-dentista.

Os dentes têm um desgaste natural com o avançar da idade. “A partir dos 30 anos existe uma regressão da gengiva, que acaba expondo a junção da coroa do dente, do dente em si, com a raiz, que chamamos de colo. O colo do dente é muito sensível a variações de temperatura, principalmente quando exposto. Pessoas mais velhas terminam mais suscetíveis”, acrescenta Waldânio Barros.

Em alguns casos é preciso recuperar o esmalte. “Dá para fazer uma cobertura de resina. Mas antes disso é necessário experimentar as pastas para dentes sensíveis, que são muito boas. A não ser que os dentes apresentem abfração, que são pequenas cavidades que ficam na região do colo dos dentes, provocadas por um desacerto na mastigação. Dentes tortos ou falta de dentes podem provocar isso”, revela o cirurgião-dentista.

Uso correto das pastas para dentes sensíveis

O cirurgião-dentista Waldânio Barros conta que as pastas para dentes sensíveis disponíveis no mercado são realmente muito boas, mas que é necessária a orientação certa para utilizá-las. 

Waldânio Barros. Crédito: Waldelúcio Barbosa.

“As pastas para dentes sensíveis funcionam, mas não é explicada a forma correta de utilização. O uso correto é assim: é preciso colocar a passar no colo do dente, espera cinco minutos e depois escova. Durante a noite, antes de dormir, você passa como se fosse um creme. Se em 14 dias a sensibilidade não regredir, é preciso de métodos mais invasivos”, explica Waldânio.

Em casos extremos é preciso retirar a sensibilidade do dente. “Em alguns casos é preciso fazer tratamento do canal, que trata o dente sensível. Retiramos a enervação do dente e a sensibilidade, mas isso é para casos estranhos”, finaliza o cirurgião-dentista.

Evite dentes sensíveis:

1) Escove os dentes 30 minutos depois de comer

Os ácidos presentes na boca após uma refeição podem reagir com a pasta de dente, o que corroendo o esmalte. 

2) Evite comidas ácidas

Caso beba refrigerante ou chupe uma laranja, faça bochecho antes de escovar os dentes para amenizar a acidez.

3) Cuide do estômago

O refluxo traz ácidos do estômago para a boca, que também podem corroer o esmalte.

4) Cerdas macias

Escovas com cerdas grossas podem danificar o esmalte.

5) Sem forçar

Escove os dentes de maneira circular e branda.

6) Cuidado com as pastas branqueadoras

Pastas muito abrasivas podem prejudicar o esmalte.

7) Mordida travada

O desgaste físico de um dente no outro também pode prejudicar os dentes.

8) Doenças bucais

Bruxismo e gengivite são vilãs da sensibilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES