Dentista afirma que bruxismo pode até modificar o formato do rosto

Recentemente, a atriz Cleo contou que a desordem ocasionou uma mudança na face

O dentista diz que existem tratamentos para corrigir | Istock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cleo usou as redes sociais, recentemente, para falar que sofre de bruxismo e que, por conta de ranger ou apertar dos dentes durante o sono, acabou modificando a arcada dentária e, como efeito, o formato do rosto.  O dentista Lucas Sampaulo explica o que é bruxismo e quais são as causas da desordem funcional.

"Bruxismo é uma parafunção que causa apertamento ou ranger dos dentes.Existem inúmeras causas entre elas: ansiedade, estresse , tensão, má oclusão dos dentes, distúrbios articulares, entre outros", explica o profissional, que destaca que o mal pode atingir todas as idades:

"O bruxismo acomete todas as idades e, inclusive, é bem comum, hoje em dia, em crianças.De acordo com Lucas, antes da escolha do tratamento é preciso descobrir a causa, que pode ser tanto psicológica quanto física. Ela também afirma que os casos aumentaram durante a pandemia do novo coronavírus.

"Principalmente, os causados pelo fator psicológico: estresse, ansiedade, nervoso, etc". Mas afinal seria possível o bruxismo modificar o formato do rosto, como disse Cleo.

Istock

"É possível, sim. O bruxismo afeta diretamente a parte muscular e dental. Tem o fator da musculatura ficar tensionada por muito tempo, isso pode causar a hipertrofia (aumento de tamanho) do músculo masseter, deixando o rosto com aspecto “largo”.Tem também o fator de desgaste dental, quando a pessoa que apresenta bruxismo range muito os dentes, eles acabam tendo muito desgaste , isso pode alterar o rosto de uma pessoa devido a grande diminuição da dimensão vertical de oclusão", explica.

O dentista diz que existem tratamentos para corrigir essa alteração no formato do rosto. "Pode variar desde uma aplicação de toxina botulínica no músculo masseter para ele perder força e diminuir o tônus, quanto aplicação de lentes ou resinas nos dentes para devolver a dimensão vertical", conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES