Depressão e dor de cabeça: psicodélico dos cogumelos pode mudar o cérebro?

Cientistas estão estudando sobre como a psilocibina pode alterar o cérebro, potencialmente levando à reversões duradouras de depressão, ansiedade e dores de cabeça

cérebro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cogumelos, alice, pinças, mushies, hongos, coberturas de pizza, cogumelos mágicos – a linguagem cotidiana para cogumelos psicodélicos parece crescer a cada geração. No entanto, o micologista Paul Stamets acredita que é hora de os fãs de cogumelos psilocibina deixarem essa gíria infantil para trás.

“Vamos ser adultos sobre isso. Não são mais ‘cogumelos’. Essas não são mais drogas de festa para jovens”, disse Stamets à CNN. “Os cogumelos com psilocibina são substâncias não viciantes e que mudam a vida.”

Pequenos ensaios clínicos que mostraram que uma ou duas doses de psilocibina, administradas em um ambiente terapêutico, podem fazer mudanças dramáticas e duradouras em pessoas que sofrem de transtorno depressivo maior resistente ao tratamento, que normalmente não respondem aos antidepressivos tradicionais.

Nem todo mundo é candidato ao tratamento psicodélico, indicam os cientistas (Foto: Arterra/Universal Images Group via Getty Images)

Com base nesta pesquisa, a Food and Drug Administration dos EUA descreveu a psilocibina como um medicamento inovador, “que é fenomenal”, disse Stamets.

A psilocibina, que os intestinos convertem em psilocina, uma substância química com propriedades psicoativas, também se mostra promissora no combate à cefaleia em salvas, ansiedade, anorexia, transtorno obsessivo-compulsivo e várias formas de abuso de substâncias.

Leia Mais

“Os dados são fortes para combate desde depressão até TEPT e cefaleia em salvas, que é uma das condições mais dolorosas que conheço”, disse o neurologista Richard Isaacson, diretor da Clínica de Prevenção de Alzheimer no Centro de Saúde do Cérebro da Florida Atlantic University.

“Estou animado com o futuro dos psicodélicos por causa do perfil de segurança relativamente bom e porque esses agentes agora podem ser estudados em rigorosos ensaios clínicos duplo-cegos (ensaio clínico onde nem os voluntários nem os pesquisadores sabem o que está sendo ingerido)”, disse Isaacson. “Então podemos passar de relatos anedóticos de ‘Eu tropecei nisso e me senti melhor’ para ‘Tente isso e você se sentirá estatisticamente, significativamente melhor’.”

Cogumelos no cérebro

Os psicodélicos clássicos, como a psilocibina e o LSD, entram no cérebro através dos mesmos receptores que a serotonina, o hormônio do “sentir-se bem” do corpo. A serotonina ajuda a controlar as funções do corpo, como sono, desejo sexual e estados psicológicos, como satisfação, felicidade e otimismo.

Pessoas com depressão ou ansiedade geralmente têm baixos níveis de serotonina, assim como pessoas com transtorno de estresse pós-traumático, dores de cabeça em salvas, anorexia, vício em fumar e abuso de substâncias. O tratamento geralmente envolve inibidores seletivos da recaptação de serotonina, ou ISRSs, que aumentam os níveis de serotonina disponíveis para as células cerebrais. No entanto, pode levar semanas para que a melhora ocorra, dizem os especialistas, se as drogas funcionarem.

Com psicodélicos como psilocibina e LSD, no entanto, os cientistas podem ver mudanças na conectividade dos neurônios cerebrais no laboratório “dentro de 30 minutos”, disse o farmacologista Brian Roth, professor de psiquiatria e farmacologia da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.

“Uma das coisas mais interessantes que aprendemos sobre os psicodélicos clássicos é que eles têm um efeito dramático na forma como os sistemas cerebrais se sincronizam, ou se movem e se encaixam”, disse Matthew Johnson, professor de psicodélicos e consciência da Johns Hopkins Medicine.

O micologista Paul Stamets elogia os benefícios dos cogumelos para a saúde do cérebro (Foto:Courtesy Pamela Kryskow)

“Quando alguém consome psilocibina, vemos um aumento geral na conectividade entre áreas do cérebro que normalmente não se comunicam bem”, disse Johnson. “Você também vê o oposto disso – redes locais no cérebro que normalmente interagem umas com as outras de repente se comunicam menos.”

Ele cria um “cérebro muito, muito desorganizado”, quebrando os limites normais entre as seções auditiva, visual, executiva e do senso de si da mente – criando assim um estado de “consciência alterada”, disse David Nutt, diretor da Unidade de Neuropsicofarmacologia da Divisão de Ciências do Cérebro do Imperial College London.

E é essa desorganização que é, em última análise, terapêutica, de acordo com Nutt: “As pessoas deprimidas são continuamente autocríticas e continuam ruminando, repetindo e repetindo os mesmos pensamentos negativos, ansiosos ou de medo.

“Os psicodélicos interrompem isso, e é por isso que as pessoas podem ver de repente uma saída para a depressão durante o consumo da substância”, acrescentou. “Os pensamentos críticos são mais fáceis de controlar e o pensamento é mais flexível. É por isso que a droga é um tratamento eficaz para a depressão.”

O crescimento das células cerebrais

Tem mais, os pesquisadores dizem que as drogas psicodélicas realmente ajudam os neurônios no cérebro a gerar novos dendritos, que parecem galhos de uma árvore, para aumentar a comunicação entre as células.

“Essas drogas podem aumentar o crescimento neuronal, podem aumentar essa ramificação de neurônios, podem aumentar as sinapses. Isso é chamado de neuroplasticidade”, disse Nutt.

Isso é diferente da neurogênese, que é o desenvolvimento de novas células cerebrais, normalmente a partir de células-tronco no corpo. O crescimento de dendritos ajuda a construir e solidificar novos circuitos no cérebro, permitindo-nos, por exemplo, estabelecer caminhos mais positivos à medida que praticamos a gratidão.

“Agora, nosso pensamento atual é que esse crescimento neuronal provavelmente não contribui para o aumento da conectividade no cérebro, mas quase certamente ajuda as pessoas que têm insights sobre sua depressão enquanto tomam psilocibina a manter esses insights”, disse Nutt.

“Você sacode o cérebro, vê as coisas de uma maneira mais positiva e, em seguida, estabelece esses circuitos positivos com a neuroplasticidade”, acrescentou. “É um golpe duplo.”

Curiosamente, os ISRSs também aumentam a neuroplasticidade, fato que a ciência já sabe há algum tempo. Mas em um estudo controlado randomizado duplo cego de fase 2 de 2022 comparando a psilocibina ao escitalopram, um SSRI tradicional, Nutt descobriu que o último não desencadeou a mesma mágica.

“O SSRI não aumentou a conectividade cerebral e, na verdade, não melhorou o bem-estar tanto quanto a psilocibina”, disse Nutt. “Agora, pela primeira vez, você tem a ciência do cérebro alinhada com o que os pacientes dizem depois de uma viagem: ‘Sinto-me mais conectado. Posso pensar com mais liberdade. Posso escapar de pensamentos negativos e não fico preso em eles.’ ”

Tomar um psicodélico não funciona para todos, Johnson enfatizou, “mas quando funciona muito bem é como, ‘Oh meu Deus, é uma cura para PTSD ou para a depressão.’ Se as pessoas realmente mudaram a maneira como seu cérebro é automaticamente programado para responder aos gatilhos de ansiedade, depressão, tabagismo – isso é uma coisa real”.

Quanto tempo duram os resultados? Em estudos em que os pacientes receberam apenas uma dose de um psicodélico, “algumas pessoas melhoraram oito anos depois, mas para a maioria das pessoas com depressão crônica, ela volta depois de quatro ou cinco meses”, disse Nutt.

“O que fazemos com essas pessoas é desconhecido”, acrescentou. “Uma possibilidade é dar outra dose do psicodélico – não sabemos se isso funcionaria ou não, mas pode, que pode manter a depressão na baía.

“Existem várias maneiras de tentar resolver essa questão”, disse Nutt, “mas ainda não sabemos a resposta”.

A psilocibina, alucinógeno conhecido em sua forma bruta como “cogumelos mágicos”, foi aprovada pelos eleitores do Oregon para uso terapêutico por adultos (Foto: Divulgação / Pixabay)

Stamets, que nos últimos 40 anos descobriu quatro novas espécies de cogumelos psicodélicos e escreveu sete livros sobre o assunto, disse acreditar que a microdosagem é uma solução. Essa é a prática de tomar pequenas quantidades de cogumelo psilocibina várias vezes por semana para manter a saúde do cérebro e uma perspectiva criativa da vida.

Uma microdose típica é de 0,1 a 0,3 gramas de cogumelos secos de psilocibina, em comparação com a pílula de 25 miligramas de psilocibina que cria a experiência psicodélica completa.

E a microdosagem?

Stamets pratica a microdosagem e se concentrou em um processo chamado “empilhamento”, no qual uma microdose de cogumelos é tomada com substâncias adicionais que se acredita aumentar os benefícios dos fungos. Sua famosa “Pilha de Stamets” inclui niacina, ou vitamina B3, e o micélio, ou estrutura semelhante a uma raiz, de um cogumelo incomum chamado juba de leão.

Pesquisas de microdosadores obtidos em seu site mostraram benefícios significativamente positivos da prática de tomar pequenas doses.

“Estes são projetos de cientistas cidadãos auto-relatados e agora temos cerca de 14.000 pessoas em nosso aplicativo, onde você se registra e relata sua microdose”, disse Stamets a uma audiência na conferência Life Itself 2022, um evento de saúde e bem-estar apresentado em parceria com a CNN.

“Vou dizer algo provocativo, mas acredito profundamente: a psilocibina torna as pessoas mais legais”, disse Stamets à plateia. “A psilocibina nos tornará cidadãos mais inteligentes e melhores.”

Os estudos científicos até agora não conseguiram encontrar nenhum benefício da microdosagem, deixando muitos pesquisadores céticos. “As pessoas gostam de tomar, mas isso não valida as alegações de microdosagem”, disse Johnson. “As pessoas também gostam de usar um pouco de cocaína.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES