Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Dermatologista alerta sobre a importância de ter hábitos saudáveis

A população brasileira está em trajetória de envelhecimento e, até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%

Dermatologista alerta sobre a importância de ter hábitos saudáveis
| Reprodução internet
Compartilhe
Google Whatsapp


A maior expectativa de vida é uma realidade e uma aspiração para toda humanidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa do brasileiro ao nascer aumentou para 76 anos, em média, referente a 2017. Diante desses dados, consequentemente algumas questões também surgem, entre elas, como cuidar do corpo e da pele com o avanço da idade? Ainda segundo o IBGE, a população brasileira está em trajetória de envelhecimento e, até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%. Ou seja, 1 em cada 4 brasileiros será idoso.

 Segundo a Dra. Flavia Addor, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e mestre em dermatologia, “Este ganho é reflexo do avanço tecnológico na saúde e as melhores condições de vida da população. Esta tendência levou a uma nova leitura do que é “ser velho”, e um fato é certo: todo este contingente de pessoas deseja qualidade de vida e saúde; em relação a pele, unhas e cabelos, ainda há outra questão: Ninguém quer aparentar a idade que possui”, explica a médica.

 Há mais mulheres idosas do que homens idosos, embora esse padrão seja complexo e mutável. No âmbito mundial, as mulheres vivem 4,5 anos mais do que os homens. Em 2013, para cada 100 mulheres acima dos 60 anos havia 85 homens. Aos 80 anos, a proporção era de 100 mulheres para 61 homens. A expectativa de vida dos homens está alcançando a das mulheres nas regiões mais desenvolvidas e é provável que se obtenha uma proporção mais equilibrada de homens e mulheres na população idosa nas próximas décadas, segundo o relatório publicado pelo Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-Brasil).

 Mas antes de não querer aparentar a idade que possui, as pessoas precisam se preocupar com a saúde e o bem-estar, consequentemente, a beleza surgirá de dentro para fora. “Conhece-se atualmente grande parte dos efeitos nocivos ambientais e do estilo de vida sobre a pele; entretanto, os mecanismos imunitários, de reparação ou defesa do organismo ainda necessitam de maior atenção, pois fatalmente serão impactados por condições inerentes à idade mais avançada”, comenta a dermatologista.

 Dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a terceira idade. Como a pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo, sua saúde e sua aparência estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida escolhido. “Conhecer o papel destes fatores na saúde da pele é, portanto, uma missão do dermatologista, possibilitando uma abordagem mais ampla, responsável e efetiva na pele destes pacientes”, esclarece a doutora.

 “É muito importante conscientizar os mais jovens da adoção de hábitos saudáveis à pele, pois faz parte de uma estratégia inteligente para uma pele com menos morbidades à medida em que o tempo avança. Além de medidas óbvias (e nem sempre tomadas) como a proteção solar, outras orientações e prescrições dermatológicas devem prover os recursos para escolhas adequadas no que se relaciona a integridade da pele ao longo da vida. Num momento em que nossa humanidade vive plenamente suas escolhas, deverá também receber as informações sobre suas consequências”, finaliza Addor.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×