Descobriram um imenso lago sob a Antártida e isso não é nada bom

Antártida Oriental há uma colossal rede de lagos que abrigam uma quantidade de água pode afetar dramaticamente as estimativas feitas até agora sobre a elevação do nível dos mares no planeta.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de existirem diversas estações de pesquisas na Antártida e de muitos cientistas estarem de olho no que rola por lá, a verdade é que seu território foi bem pouco explorado – e a todo momento novas coisas são descobertas sobre ele. A mais recente foi a de que sob o maior glaciar situado na Antártida Oriental há uma colossal rede de lagos que abrigam uma quantidade de água pode afetar dramaticamente as estimativas feitas até agora sobre a elevação do nível dos mares no planeta.

Futuro incerto

A Antártida Oriental, para quem não sabe, também é conhecida como Antártida Maior e consiste na maior das duas regiões que formam o continente gelado – a outra se chama Antártida Ocidental ou Antártida Menor –, e o Totten, que soma cerca de 1,1 mil quilômetros de extensão, 30 km de largura e até 2 km de profundidade, é o maior glaciar dessa região.

(Reprodução / Australian Antarctic Division)

Para você ter ideia, de acordo com as estimativas, se todo o gelo contido nesse glaciar derretesse, a água em excesso levaria a uma elevação de até 7 metros nos níveis do mar. Só que esse cálculo foi feito antes da descoberta da tal rede de lagos, né? O fato é que o Totten consiste no maior ponto de coleta e drenagem do manto de gelo da Antártida Oriental e é o glaciar com o maior índice de degelo de toda a área.

Só que o que existe debaixo esse gelo todo tem influência direta sobre a dinâmica do glaciar e afeta a velocidade com a qual o material se move do interior em direção ao mar. Assim, se a camada sob o glaciar for composta por uma matriz rochosa, o fluxo de gelo será mais lento, e se houver lagos ou outros corpos hídricos, a velocidade será maior. Aliás, o volume de água e forma como ela flui nesses corpos interfere no ritmo em que o gelo é transportado ao oceano.

(Reprodução / IFLScience! / AAD / Nick Morgan)

Pois, de acordo com Katy Evans, do site IFLScience!, a rede de lagos foi identificada por pesquisadores da Divisão Antártica Australiana através da realização de testes sísmicos na Antártida Oriental. O time explicou que a quantidade de água contida nos lagos é substancial e, para piorar, além de ela se encontrar não muito distante do mar, os cientistas ainda sabem muito pouco sobre esses lagos todos.

Não, a notícia da descoberta não nada boa, e é vital que os pesquisadores compreendam o que acontece debaixo do Totten para prever como o derretimento desse e de outros glaciares pode afetar a elevação dos níveis dos oceanos no futuro. Mas eles já determinaram que estão ocorrendo mudanças por lá. Tenso, né?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES