Descubra os mitos e as verdades sobre o universo da perfumaria

O questionamento mais famoso de todos é se existem lugares específicos do corpo para passar o perfume

perfumes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Perfume é algo indispensável para muitas pessoas, fazendo parte não só da imagem, mas também da personalidade do indivíduo. Porém, com tantos estilos, opções e dúvidas, acabam existindo vários mitos que se passam como verdadeiros por aí. Por isso, a Água de Cheiro  resolveu desvendar de uma vez por todas os mistérios em torno dos produtos e diversas fragrâncias.

O questionamento mais famoso de todos é se existem lugares específicos do corpo para passar o perfume e, sim, passar o produto em lugares com maior irrigação sanguínea e temperatura mais alta, como atrás das orelhas, no pulso e pescoço, é o ideal, pois faz com que a fragrância dure mais. Porém, não existe nenhum fixador de fragrância e a durabilidade do perfume depende de diversos fatores, como sua família olfativa e concentração de essência. Por exemplo, aromas mais doces tendem a durar mais do que os cítricos. Além disso, fatores como o clima podem intervir, como quando está calor, que a fragrância acaba evaporando mais rapidamente.

Muitas pessoas também se perguntam se deixarão de sentir seu cheiro se usarem o mesmo perfume por muito tempo e esta afirmação está correta. Olindo Caverzan Junior, diretor da Água de Cheiro e especialista em perfumaria, explica que o uso contínuo da fragrância acaba saturando o olfato do indivíduo, fazendo com que o mesmo deixe de sentir o cheiro, apesar de não afetar os demais. "O ideal é alternar entre colônias, tendo uma para noite e outra para o dia, por exemplo", pontua o diretor. Outro mistério legítimo é sobre o cheiro das fragrâncias, que varia de pessoa para pessoa, uma vez que cada um possui seu próprio cheiro, que vem do tipo de pele, hábitos, medicamentos e outros. Devido a isso, a fórmula reage a cada sujeito de uma forma divergente.

Caverzan ainda comenta sobre um mito bem famoso que envolve a cor dos perfumes. "Muito se fala que as fragrâncias só podem ser incolor, mas essa afirmação é falsa. A coloração é apenas adicionada ao final do processo de produção e varia de acordo com a ideia do produto, sendo definida previamente, ou seja, a cor do perfume pode ser de diversos tons . "

Outro mito que muitas pessoas, especialmente mulheres, acreditam por aí, é que não há problema em passar perfume no cabelo, porém isto não é verídico. Nas fórmulas, costuma-se conter álcool e, entrando em contato com o cabelo, a substância pode acabar causando ressecamento dos fios ou a irritação do couro cabeludo.

Além disso, muitos não sabem que existe uma maneira correta para guardar o produto. "O ideal é mantê-lo dentro de sua caixa em um local seco, ventilado e sem exposição ao calor ou luz, com o intuito de evitar qualquer umidade, uma vez que a mesma é capaz de alterar as características originais do perfume", completa o diretor .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES