Descubra por quanto tempo as drogas ilícitas permanecem no seu corpo

Para se livrar do que foi para dentro, o corpo precisa passar por processos de limpeza

Droga ilícita | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Exames toxicológicos são solicitados geralmente para atletas, oficiais de Justiça e pessoas que precisem comprovar, por algum motivo, que não usam drogas. Esses exames têm o poder de desmentir um testemunho simplesmente porque muitas drogas podem ser diagnosticadas por meio da urina, do cabelo e do sangue de uma pessoa. A informação é do Mega Curioso.

Por mais que o efeito da droga já tenha passado, o corpo humano leva bem mais tempo para se livrar das substâncias que foram ingeridas. A absorção das drogas pela corrente sanguínea pode ocorrer por meio dos pulmões, do trato digestivo e também pelo uso de seringas.

Para se livrar do que foi para dentro, o corpo precisa passar por processos de limpeza, então os vestígios da droga ingerida são eliminados por meio de fezes, xixi e suor. O que torna esse processo demorado é o fato de que essas moléculas precisam ser metabolizadas e solúveis em água.

Como?

Quem lida com esse setor é o pobre coitado do fígado, por conter enzimas importantes para facilitar o processo. Uma vez que a metabolização ocorra, as moléculas não polares da droga, que são essas que não se diluem em água, acabam se tornando negativas e são ionizadas, de forma que acabam deixando o fígado em paz.

Uma vez que essas substâncias tenham finalmente sido diluídas em água, elas voltam para a corrente sanguínea e vão para os rins, que filtram o sangue e jogam o que não presta na urina, e é por isso que é possível descobrir, por exames de urina e sangue, se uma pessoa usou drogas – só que esse processo todo pode levar um tempinho.

O que acontece é que algumas drogas passam por esse processo mais rapidamente do que outras, e essa variação tem a ver com o tipo de ação dela no corpo e com a concentração dela também.

Em números

A maconha, por exemplo, pode ser detectada em até 30 dias pela urina, em até 90 dias pelo cabelo e em duas semanas pelo sangue. A cocaína pode estar presente por até quatro dias na urina, 90 dias no cabelo e até dois dias no sangue. A heroína fica até quatro dias na urina, 90 dias no cabelo e 12 horas no sangue.

O LSD fica até três dias na urina, até três dias no cabelo e menos do que cinco horas no sangue. O MDMA permanece no xixi por até quatro dias, 90 dias no cabeço e até dois dias no sangue. A metanfetamina é detectável em até seis dias pela urina, 90 dias pelo cabelo e três dias pelo sangue.

Esses dados, é claro, são uma média. O tempo varia de pessoa para pessoa, já que temos metabolismos diferentes. Tem muito espertinho que acredita que beber bastante água ajuda a acelerar esse processo, mas a verdade é que os exames medem a hidratação sanguínea e conseguem ser precisos mesmo assim.

Esses testes de toxicologia ainda são controversos, no entanto – no caso da maconha, por exemplo, uma pesquisa sugeriu que uma pessoa que não fuma pode ter teste positivo se tiver o cabelo analisado após estar em um ambiente com pessoas que fumam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES