Seu avô ou sua avó já devem ter indicado para que você tomasse um bom chá de boldo quando estivesse se sentindo mal. O líquido costuma ser recomendado para lidar com intempéries estomacais ou sintomas parecidos com os de ressaca. Aliás, a principal atuação do chá de boldo ocorre no fígado, mas ele serve para várias outras coisas.

Primeiramente, saiba que a função do fígado é a de desintoxicar o corpo. Ele secreta a bile, uma espécie de “detergente orgânico” do organismo. Assim, o fígado trabalha para eliminar impurezas, toxinas e microrganismos, além de neutralizar a acidez do estômago. Essa estrutura ainda tem a função de ajudar a eliminar a gordura excedente e prejudicial para os seres humanos.

Basta exagerar um pouco na comida gordurosa ou em bebidas alcóolicas para sentir mal-estar, dores de cabeça e outros sintomas. Estes são sinais leves de que o fígado está sobrecarregado e precisa de um tempinho para se recuperar.

Tomar chá de boldo traz benefícios para saúde. (Foto: Divulgação / Getty Images )Tomar chá de boldo traz benefícios para saúde. (Foto: Divulgação / Getty Images )

Por ter uma função tão importante, evolutivamente o fígado desenvolveu mecanismos para se regenerar. Contudo, o desgaste se acumula com o tempo e é necessário dar uma ajudinha para que o órgão trabalhe bem e saudável.

Um dos remédios naturais mais eficientes para limpar o fígado é o boldo. Aliás, não é à toa que o chá de boldo é tão tradicional e usado para casos de má digestão, por exemplo.

O boldo tem benefícios como:

Receita de chá de boldo para melhorar a saúde

Para fazer o chá à base de boldo e limpar o seu fígado de impurezas, você vai precisar de:

Preparo

O preparo do chá é bem simples. Basta ferver a água em uma panela e desligar o fogo quando começar a borbulhar. Acrescente as folhas de boldo e tampe a panela por 10 minutos. Depois, basta coar e esperar que fique morno para beber. A indicação é tomar até 2 xícaras por dia, para melhorar os sintomas e aumentar a saúde do fígado.