Descubra quais são os benefícios em tomar chá de boldo; vale a dica!

Muito se fala sobre o chá de boldo desde muito antes dos seus avós. Porém, para o que esse chá serve e qual é sua forma de atuação? Descubra mais detalhes

chá de boldo | Divulgação / Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seu avô ou sua avó já devem ter indicado para que você tomasse um bom chá de boldo quando estivesse se sentindo mal. O líquido costuma ser recomendado para lidar com intempéries estomacais ou sintomas parecidos com os de ressaca. Aliás, a principal atuação do chá de boldo ocorre no fígado, mas ele serve para várias outras coisas.

Primeiramente, saiba que a função do fígado é a de desintoxicar o corpo. Ele secreta a bile, uma espécie de “detergente orgânico” do organismo. Assim, o fígado trabalha para eliminar impurezas, toxinas e microrganismos, além de neutralizar a acidez do estômago. Essa estrutura ainda tem a função de ajudar a eliminar a gordura excedente e prejudicial para os seres humanos.

Basta exagerar um pouco na comida gordurosa ou em bebidas alcóolicas para sentir mal-estar, dores de cabeça e outros sintomas. Estes são sinais leves de que o fígado está sobrecarregado e precisa de um tempinho para se recuperar.

Tomar chá de boldo traz benefícios para saúde. (Foto: Divulgação / Getty Images )

Por ter uma função tão importante, evolutivamente o fígado desenvolveu mecanismos para se regenerar. Contudo, o desgaste se acumula com o tempo e é necessário dar uma ajudinha para que o órgão trabalhe bem e saudável.

Um dos remédios naturais mais eficientes para limpar o fígado é o boldo. Aliás, não é à toa que o chá de boldo é tão tradicional e usado para casos de má digestão, por exemplo.

O boldo tem benefícios como:

  • Controlar a gastrite;
  • Melhorar o desempenho e limpar o fígado;
  • Facilitar a digestão;
  • Ajudar a eliminar líquidos e toxinas (ação diurética).

Receita de chá de boldo para melhorar a saúde

Para fazer o chá à base de boldo e limpar o seu fígado de impurezas, você vai precisar de:

  • 200 ml de água filtrada;
  • 1 colher de chá com folhas secas ou frescas de boldo.

Preparo

O preparo do chá é bem simples. Basta ferver a água em uma panela e desligar o fogo quando começar a borbulhar. Acrescente as folhas de boldo e tampe a panela por 10 minutos. Depois, basta coar e esperar que fique morno para beber. A indicação é tomar até 2 xícaras por dia, para melhorar os sintomas e aumentar a saúde do fígado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES