Desinche já! Veja dicas para acabar com a retenção de líquidos

Existem alimentos que podem causar ou agravar o problema

Existem frutas com poder diurético | Istock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A retenção de líquidos, também conhecida como inchaço, é o resultado de um acúmulo de fluidos que afeta principalmente as pernas, mãos, pés, tornozelos e barriga, causando grande desconforto. Para esclarecer e dar dicas a quem deseja evitar o inchaço, a nutricionista Cintya Bassi, fala sobre o tema.

Para identificar a retenção de líquidos, a nutricionista Cintya ensina, “É preciso prestar atenção nos sinais do seu corpo. Em geral os membros inferiores, principalmente os tornozelos são os que demonstram primeiro esta condição, e as consequências são cansaço e fraqueza nas pernas, além das câimbras. Outra maneira simples de notar a retenção é quando percebemos a pressão das meias ou sapatos, e ao retira-los deixam marcas na pele”.

A nutricionista explica que existem alimentos que podem causar ou agravar o problema, “Principalmente os que são fontes de sódio. Quando o nível desse mineral no organismo está elevado, alguns mecanismos são ativados com o objetivo de aumentar a quantidade de água e normalizar a situação. Nesse caso, evite alimentos enlatados, congelados, queijos amarelos, embutidos como presuntos, salsichas e demais alimentos industrializados. Até o sal de cozinha deve ser diminuído. Lembrando que bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois contém teor de sódio considerável, favorecendo a desidratação e inchaço”.

Istock

Existem frutas com poder diurético e possuem em comum uma boa quantidade de nutrientes que facilitam a eliminação de líquidos, “Melancia, Melão, Abacaxi e a Pera são exemplos. Seus nutrientes, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água, juntos aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais”, diz a nutricionista.

Cintya explica as propriedades das frutas diuréticas mais conhecidas:

Melancia – Essa fruta é conhecida pelo alto teor de água, o que a torna aliada da hidratação. Além do poder diurético, possui licopeno, uma substância que auxilia na prevenção contra o câncer, especialmente de próstata e mama.

Melão – Esta também é uma fruta diurética, que possui ainda propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento do corpo. Pelo alto teor de potássio, possui também ação cardioprotetora, ajudando a equilibrar os níveis de pressão arterial e fibras que auxiliam na regulação do intestino, melhorando também o desconforto causado pela constipação.

Abacaxi – Rica nos nutrientes que auxiliam no combate a retenção de líquidos, essa fruta ainda é rica em fibras que melhoram o funcionamento intestinal, diminuindo o inchaço abdominal e possui também uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão.

Pera – Além de auxiliar na eliminação de líquidos do organismo, possui pectina, uma fibra também relacionada ao melhor funcionamento intestinal e que esta envolvida no controle glicêmico e do colesterol.

Maçã - É uma fruta diurética natural, graças à quantidade de potássio e vitamina B6 e assim como a pera possui pectina;

Limão - Também é rico em potássio, fibras, manganês e é conhecido por reforçar o sistema imunológico graças à quantidade de vitamina C.

Coco - Possui ótima quantidade de potássio e magnésio em sua água, o que auxilia na eliminação de líquidos.

Para quem deseja eliminar o inchaço à nutricionista ensina uma receita incrível de suco diurético:

Ingredientes

¼  prato de sobremesa de couve manteiga, higienizada e picada

1 fatia grossa de melão

250 ml de água de coco

1 colher de sopa de hortelã, higienizado e picado

¼ de colher de sopa de suco de limão

¼ de maçã

Cubos de gelo

 Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, até que a mistura fique homogênea. Acrescente adoçante a gosto e beba em seguida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES