Dez surtos animais que parecem pragas bíblicas

A natureza consegue ser surpreendente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Algumas espécies de animais causam surtos surpreendentes. Parecem casos como os da Bíblia, mas na verdade é tudo bem recente. Conheça dez deles:

Surtos da natureza são bem similares com pragas de livros da bíblia (Foto: Flickr/Alastair Rae) 

1 – Algas

No Livro do Êxodo, a primeira das dez pragas do Egito é a transformação da água em sangue. Tal praga poderia muito bem ser uma versão do florescimento algáceo. Quando um plâncton recebe um estímulo de nutrientes, a população toda desabrocha. Os pigmentos da alga fazem com que a superfície da água fique vermelha.

(Foto: Wikimedia/Marufish) 

Alguns florescimentos algáceos podem ser perigosos, matando espécies e acabando com a pescaria. A presença de milhões de microrganismos por litro de água poder impedir que a luz do Sol chegue até as plantas e a vida animal entre elas. Além disso, algumas espécies de algas possuem neurotoxinas que, se consumidas por peixes pequenos, vão passando por toda a cadeia alimentar, criando consequências devastadoras.

2 - Mosquitos

Vários teólogos interpretam a quarta praga do Egito como um enxame de mosquitos. Mas, na verdade, vários insetos — inclusive os mosquitos — utilizam a estratégia de andar em grupo.

(Foto: Flickr/Christiane Wilke)

No caso, só as fêmeas mosquito se alimentam de sangue, como parte do ciclo reprodutivo delas. Milhares de machos da espécie ascendem em enxames procurando por uma fêmea com quem acasalar. Além dos espermas, os mosquitos soltam secreções que estimulam a produção de ovos — e cada fêmea consegue botar 300 ovos em questão de dias.

3 - Efeméridas

As efeméridas são insetos conhecidos por emergir na primavera. Assim como os mosquitos, milhares de efeméridas adultas formam enxame para copular e botar ovos. Depois disso, os insetos ficam tão exaustos que colidem no chão.

(Foto: Flickr/Ohio Sea Grant) 

4 - Gafanhotos

Em 2009, cientistas descobriram que a serotonina é capaz de mudar drasticamente o comportamento dos gafanhotos. Na época mais seca, os insetos se empurram entre si, liberando a substância e fazendo com que eles formem enxames em novos pastos. Em 1875, um enxame em Nebraska, nos Estados Unidos, reuniu mais de 3,5 trilhões de gafanhotos de uma vez só.

(Foto: Flickr/Wild Center) 

5 - Lagartas

As lagartas da África subsariana são conhecidas por serem uma das piores pestes da agricultura. Elas comem todo tipo de cereal, como milho, trigo e arroz, que virem pela frente. Os insetos costumam aparecer em outubro e assim que se transformam em mariposas, migram em grandes grupos, dando início aos surtos.

As lagartas da África subsariana 

6 - Queleas

As queleas são aves vermelhas que formam grandes concentrações nos céus dos países da África subsariana. Os pássaros se alimentam de grãos e sementes, o que torna a logística de todas irem nos mesmos alvos bem complicada. Com uma população estimada de 1,5 bilhão de pares, as queleas são uma das espécies de aves mais abundantes do mundo.

(Foto: Flickr/Alastair Rae) 

7 - Lesmas

A lesma (que, na fase adulta, pode chegar a ter até 20cm) é o tipo de animal que, quando enviado para outros lugares além do seu de origem, pode se proliferar rapidamente. Apesar de ser hermafrodita, cada lesma pode produzir milhares de ovos por ano. Um exemplo: quatro anos após chegarem na ilha de Fiji, na Oceania, 20 toneladas de lesmas foram coletadas ali em um único dia.

(Foto: Flickr/Stuart Chalmers) 

8 - Água-vivas 

Nos últimos anos, as águas-vivas têm causado vários problemas. Há relatos de algumas águas-vivas entupindo os canos de usinas em Israel e de outras virando barcos no Japão. Os cientistas ainda estão debatendo sobre o assunto, mas os surtos do animal podem ser bem problemáticos.

(Foto: Flickr/Stuart Chalmers) 

9 - Formigas

Não subestime as formigas. Apesar de terem surgido no oeste da África, as formigas da espécie Anoplolepis gracilipes invadiram a Ilha do Natal, na Austrália, e o Oceano Índico na década de 30 após “pegarem carona” com alguns navios.

(Foto: Flickr/Stuart Chalmers) 

A Ilha do Natal era conhecida por seus caranguejos vermelhos, mas cerca de um terço da população do animal foi aniquilada pelas Anoplolepis gracilipes em alguns anos. O estimado é que elas tenham formado colônias de até duas mil formigas.

10 - Ratos

Quando os europeus se estabeleceram na Austrália no século 18, eles levaram os ratos domesticados junto. Com poucos predadores para incomodá-lo, o roedor se acomodou bem até demais, fazendo com que algumas regiões australianas sejam assombradas por surtos deles. Dependendo do local, podem se reunir até 2700 ratos. Ainda não foi descoberta uma causa que leva os roedores a agirem dessa forma.

(Foto: Flickr/Stuart Chalmers) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES