Dia dos Namorados surgiu de uma jogada publicitária? Veja a origem!

Slogan era “Não é só com beijos que se prova o amor ”.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já se perguntou qual a origem do Dia dos Namorados? Ou por que ele é comemorado em uma data completamente diferente da que acontece em vários outros países? Muitos associam o dia 12 de junho, quando acontece a comemoração, à véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, celebrado no dia 13 de junho, acreditando que a data tem até um fundo religioso - mas não é bem assim.

Dia dos Namorados foi criado por um publicitário, ninguém menos do que João Dória, pai do ex-prefeito de São Paulo, em 1948, como uma forma de estimular as vendas no mês de junho, época tradicionalmente menos lucrativa para comerciantes.

A primeira vez que a data foi celebrada foi em 1948, quando a agência de Dória foi contratada por uma loja para melhorar os resultados de suas vendas em junho. O publicitário acabou se aproveitando da popularidade do dia 13 de junho, de Santo Antônio, padroeiro dos casamentos, para sugerir o dia 12, pois “primeiro se namora, depois se casa”.

Com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor ”, a sugestão funcionou. Anos depois, em 2017, as vendas em varejo, por exemplo, tiveram um faturamento de R$ 44 milhões por ocasião da data, sendo uma das datas comemorativas mais lucrativas, de acordo com a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Tradicionalmente, no resto do ocidente, o Dia dos Namorados é celebrado no Dia de São Valentim, em 14 de fevereiro - o famoso “Valentine’s Day” -, em homenagem a um mártir da Igreja Católica chamado Valentim.

A história conta que Valentim era um padre romano que foi condenado à morte no século 3 por realizar casamentos secretos - naquela época, o imperador de Roma, Claudio 2, havia banido as cerimônias por acreditar que homens casados não se tornavam bons soldados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES