Dia Mundial da Água chama atenção para conscientização e sobrevivência

A data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

água | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo que no ano de 2021, o tema foi “Valorizar a água”.

O objetivo do Dia Mundial da Água é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

Anualmente a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema para ser debatido no Dia Mundial da Água.

(Foto: Divulgação)

Dentre os temas já escolhidos, destacam-se: “Não deixe ninguém para trás” (2019); “Soluções naturais para a água” (2018); “Água residual” (2017); Água e empregos: investir em água é investir em empregos” (2016); “Água e desenvolvimento sustentável” (2015); “Água e energia” (2014); “Ano internacional de cooperação pela água” (2013); “Água e segurança alimentar” (2012); “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano” (2011); “Água limpa para um mundo saudável” (2010); “Águas transfronteiriças” (2009); “Saneamento” (2008); e “Lidando com a escassez da água” (2007).

Declaração Universal dos Direitos da Água

No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um documento conhecido como Declaração Universal dos Direitos da Água. Nesse documento são apresentados pontos importantes sobre esse recurso hídrico, destacando sua importância e a necessidade de sua preservação. Veja, a seguir, os principais pontos dos 10 artigos dessa declaração:

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.

Leia Mais

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.

Art. 8º - A utilização da água implica respeito à lei.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Como todos nós sabemos, sem água não existiria vida, sendo ela essencial para o funcionamento adequado do corpo dos seres vivos. No que diz respeito aos seres humanos, a água participa de uma série de processos importantes, tais como: a regulação da temperatura corpórea e a eliminação de substâncias tóxicas por meio da urina. 

Além disso, a água atua como solvente (dissolvendo várias substâncias); garante o meio adequado para a realização de uma série de reações químicas; permite o transporte de substâncias pelo corpo; funciona como lubrificante, por exemplo, nas articulações; e ajuda na proteção contra impactos, função desempenhada, por exemplo, pelo líquido amniótico.

Além de garantir o funcionamento adequado do nosso corpo, a água é importante para os seres humanos em vários outros aspectos, tais como: preparar alimentos; fazer a higienização da casa e do próprio corpo; e  irrigação das plantas. Ela é também usada nas atividades industriais e em atividades recreativas.

Diante da grande importância da água para as nossas atividades diárias e o funcionamento do nosso corpo, é fundamental que cuidemos desse recurso hídrico. Para isso é fundamental comprometermo-nos a economizá-la nas nossas atividades do dia a dia e que façamos a nossa parte para evitarmos a contaminação dos ambientes aquáticos, por exemplo, não lançando lixo nesses ambientes.

Dados importantes sobre a água no mundo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES