Dia Mundial do Chocolate; saiba quais são os mitos e verdades

É verdade que ingerir um quadrado de chocolate por dia faz bem para a saúde da pele? A orientação que o paciente consuma em torno de 30 gramas por dia de chocolate amargo,

chocolate | Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (7) é celebrado o Dia Mundial do Chocolate, uma iguaria apreciada pela maioria das pessoas. Algumas delas, inclusive, sentem necessidade de consumir um tablete todos os dias. No senso comum, existe a ideia de que ele é um vilão para a saúde e piora a acne, por exemplo. Mas será verdade? A médica Fernanda Nichelle, que atua exclusivamente na área estética e está à frente da clínica MAC (Medicine Aesthetic Clinic), esclarece dúvidas sobre o tema.

É verdade que ingerir um quadrado de chocolate por dia faz bem para a saúde da pele? "A gente orienta que o paciente consuma em torno de 30 gramas por dia de chocolate amargo, pois ele tem uma concentração de cacau acima de 70%, e portanto é rico em antioxidantes", afirma a especialista.

Vai um pedaço de chocolate? (Foto: Freepik)

Leia Mais

Consumir chocolate pode atenuar rugas? Não. Como já dito, o chocolate amargo tem efeito antioxidante e umectante, ou seja, ajuda a manter a umidade natural da pele, o que a torna macia e brilhosa. Mas não há nenhum efeito direto sobre as rugas

O chocolate causa acne? Depende. "Se for um chocolate ao leite, rico em gordura e açúcar, pode piorar [a acne]. Tudo depende do que acrescentam ao chocolate", afirma Fernanda. "O que beneficia é ter uma concentração de cacau acima de 70%, o restante é porcaria", enfatiza.

O chocolate pode ser utilizado em uma rotina de skincare? Sim, por pacientes que têm a pele seca ou estão na menopausa. Nesse caso, deve ser um chocolate com alto teor de cacau e de gordura. "Hoje, o chocolate já é usado por ser rico em zinco e magnésio, por exemplo. Esses minerais beneficiam a saúde da pele" explica Fernanda. A recomendação é que a máscara de chocolate seja aplicada uma vez por semana ou a cada 15 dias. "Mas pacientes que têm a pele muito oleosa e com acne não devem usar", acrescenta.

O chocolate pode prevenir ou diminuir a queda de cabelo? Não. Fernanda explica que o chocolate com grande quantidade de cacau, que é rico em zinco, ajuda no crescimento do cabelo ao ser ingerido. Mas não há nenhum benefício em relação à prevenção de queda dos fios.

O chocolate branco traz algum benefício para a saúde? Não. "O chocolate branco nem deveria ser chamado de chocolate porque tem alto teor de gordura hidrogenada e não tem cacau, mas sim manteiga de cacau", afirma a médica. De acordo com ela, a grande quantidade de gordura hidrogenada pode levar ao aumento da oleosidade da pele e ao aparecimento de acne, além de aumentar o risco de complicações cardiovasculares. A recomendação é que o consumo de chocolate branco seja substituído pelo chocolate amargo.

Quais os benefícios da aplicação direta de chocolate nos cabelos? A ação umectante e a gordura presente no chocolate deixam o cabelo saudável e brilhoso



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES