mais

Dicas do que fazer quando alguém se engasgar com espinha de peixe

Você saberia ajudar uma pessoa nessa situação?

Dicas do que fazer quando alguém se engasgar com espinha de peixe
1 | Reprodução

O peixe é um alimento delicioso e bastante nutritivo, mas deve ser levado em consideração que ele também pode se tratar de uma alimento perigoso. Isso por conta que sempre existe o risco de alguém se engasgar com espinha de peixe e passar por momentos ruis até que tudo seja resolvido.

Você saberia o que fazer para ajudar alguém que estivesse nesse situação? 

Antes de fazer alguma coisa, é preciso entender qual o risco que a pessoa engasgada corre. Segundo especialistas,  além do incômodo de ter algo pontiagudo e sólido atravessado na garganta, os tecidos do local podem acabar inflamando. O problema é que um inchaço nessa região, dependendo da intensidade, pode dificultar a respiração e causa asfixia, especialmente no caso de crianças. Isso, sem falar que só dificulta a retirada do resíduo.

Espinha de peixe (Crédito: Reprodução)
Espinha de peixe (Crédito: Reprodução)


Então, como fazer o processo da retirada da espinha de uma pessoa engasgada?

Primeiro: tente tranquilizar a pessoa. Normalmente as espinhas são pequenas demais para corta a respiração de cara. O certo é não mexer se ela não estiver visível.

Segundo: Peça para que a pessoa tussa com cuidado. Se a espinha não estiver muito profunda isso pode fazê-la sair. Mas, se a dor se intensificar, fale para ela parar de tossir.

Terceiro: se o resíduo estiver visível na garganta, você pode tentar retirá-la, embora seja arriscado. Esse procedimento deve ser feito com muito cuidado. Use uma pinça grande, de 15 cm a 20 cm, esterilizada com álcool para puxá-la. Um espelho e uma lanterna podem deixar a tarefa mais fácil.

Espinha de peixe (Crédito: Reprodução)
Espinha de peixe (Crédito: Reprodução)


Quarto: dê água para a pessoa. Se a água não resolver, tente fazer a pessoa engolir algo macio, como marshimallows ou pedaços da banana. Arroz bem cozido e purê de batata também ajudam. O truque é que a comida esteja bem umedecida de saliva, azeite ou água para descer na garganta o mais suavemente possível.

Depois de removido, é bom procurar um médico para verificar algum ferimento ou se ficou se a pessoa ficou engasgada por horas. Depois do susto, tomar um banho morno ajuda a relaxar os músculos e aliviar a pressão da garganta, amenizando o desconforto.

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail