Dicas do que fazer quando alguém se engasgar com espinha de peixe

Você saberia ajudar uma pessoa nessa situação?

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O peixe é um alimento delicioso e bastante nutritivo, mas deve ser levado em consideração que ele também pode se tratar de uma alimento perigoso. Isso por conta que sempre existe o risco de alguém se engasgar com espinha de peixe e passar por momentos ruis até que tudo seja resolvido.

Você saberia o que fazer para ajudar alguém que estivesse nesse situação? 

Antes de fazer alguma coisa, é preciso entender qual o risco que a pessoa engasgada corre. Segundo especialistas,  além do incômodo de ter algo pontiagudo e sólido atravessado na garganta, os tecidos do local podem acabar inflamando. O problema é que um inchaço nessa região, dependendo da intensidade, pode dificultar a respiração e causa asfixia, especialmente no caso de crianças. Isso, sem falar que só dificulta a retirada do resíduo.

Então, como fazer o processo da retirada da espinha de uma pessoa engasgada?

Primeiro: tente tranquilizar a pessoa. Normalmente as espinhas são pequenas demais para corta a respiração de cara. O certo é não mexer se ela não estiver visível.

Segundo: Peça para que a pessoa tussa com cuidado. Se a espinha não estiver muito profunda isso pode fazê-la sair. Mas, se a dor se intensificar, fale para ela parar de tossir.

Terceiro: se o resíduo estiver visível na garganta, você pode tentar retirá-la, embora seja arriscado. Esse procedimento deve ser feito com muito cuidado. Use uma pinça grande, de 15 cm a 20 cm, esterilizada com álcool para puxá-la. Um espelho e uma lanterna podem deixar a tarefa mais fácil.

Quarto: dê água para a pessoa. Se a água não resolver, tente fazer a pessoa engolir algo macio, como marshimallows ou pedaços da banana. Arroz bem cozido e purê de batata também ajudam. O truque é que a comida esteja bem umedecida de saliva, azeite ou água para descer na garganta o mais suavemente possível.

Depois de removido, é bom procurar um médico para verificar algum ferimento ou se ficou se a pessoa ficou engasgada por horas. Depois do susto, tomar um banho morno ajuda a relaxar os músculos e aliviar a pressão da garganta, amenizando o desconforto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES