Dicas para manter o cuidado bucal das crianças em casa

Dentista explica importância de manter hábitos de higiene mesmo com a mudança da rotina durante a quarentena

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia de Covid-19 que atingiu o Brasil nos últimos dias pegou muitos pais de surpresa, uma vez que precisam entreter as crianças em casa. Porém, nesse período de quarentena é importante também manter uma rotina mínima de cuidados com os filhos para evitar que eles adoeçam ou fiquem mal acostumados. A higiene pessoal, por exemplo, é um aspecto muito importante nesse momento e precisa ser feita diariamente.

Além do banho e da higienização das mãos, a Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista, lembra que a higiene bucal infantil também deve ser parte da rotina das crianças. Para ajudar, a especialista lista dicas que os adultos podem seguir ao inserir esses hábitos nos dias dos pequenos.

Ensinar os movimentos de escovação corretamente

Escovar os dentes três vezes ao dia utilizando creme dental evita o desenvolvimento de cárie e o acúmulo de placa bacteriana tão comuns na infância. Por isso, a profissional ensina os movimentos corretos de forma divertida:

reprodução internet

1º passo (Bolinha): movimentos circulares na parte interna e externa dos dentes (parte do dente que aparece no sorriso).

2º passo (Vassourinha): movimentos de "de cima-para baixo" na parte interna e externa dos dentes (parte do dente que aparece no sorriso).

3º passo (Trenzinho): movimentos de "vai e vem" no topo dos dentes (parte onde os dentes se encostam ao mastigar).

4º passo (Língua): movimentos "de dentro pra fora" por toda a língua.

Criar o hábito da limpeza entre os dentes

Além de escovar os dentes com escova e creme dental, é muito importante criar nas crianças o hábito de fazer a limpeza entre os dentes ao menos uma vez ao dia, com o uso do fio dental. Isso porque existem espaços que a escova não é capaz de alcançar. "Para isso, existe o fio dental com cabo, uma vez que as crianças apresentam dificuldade motora em utilizar o fio dental tradicional corretamente e ajuda a introduzir o uso do item desde cedo. O fio dental com cabo auxilia também os próprios pais na tarefa, uma que vez que o cabo faz com que não seja necessário o contato da mão do responsável com a boca da criança", explica.

Usar a quantidade adequada de creme dental

"Para crianças até 2 anos deve-se utilizar a quantidade semelhante ao tamanho de um meio grão de arroz cru, de 2 a 4 anos de 1 grão de arroz cru e, acima dos 4 anos 1 grão de ervilha", esclarece. (Fonte:GUM)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES