Dicas para viajar com a calopsita sem ter problemas

O dono que deseja viajar com a ave deve tomar algumas medidas para evitar que ela sofra um estresse muito grande

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Viajar com o animal de estimação tem se tornado cada vez mais comum. E não são apenas cães e gatos que podem fazer parte das viagens de família: as  calopsitas também podem ser transportadas em algumas ocasiões. Quem explica os cuidados necessários para isso é Jorge Morais, veterinário e fundador da rede Animal Place.

Em primeiro lugar é preciso pensar no motivo que está levando o dono a querer transportar a ave . “’É necessário?’ Se há alguém de confiança apto a cuidar na ausência dos donos e se não é indispensável o transporte, melhor deixar a ave no ambiente dela, onde já está acostumada, evitando transtornos para o dono e para o animal”, afirma Jorge.

Aves podem ficar estressadas com novidades, assim como qualquer animal que é tirado de seu ambiente de costume. “Muitas vezes esses animais acabam mudando seu comportamento durante e após a viagem. Espécies de aves mansas, por exemplo, podem começar a ficar agressivas por conta do estresse provocado pelo deslocamento”, explica o veterinário.

Se mesmo assim o dono optar pelo transporte da calopsita, deve fazê-lo de forma correta: dentro de caixas, com certificado que ateste a saúde (pode ser pedido durante a vaigem), anilhas e mais. “Existem caixas adequadas para transporte de calopsitas. Avalie o tempo da viagem de carro (evite as mais longas), cheque se a temperatura ambiente de transporte se mantém estável - a ideal é de 21ºC , acima disso a situação se torna nociva.”

O médico indica a caixa de transporte seja colocada no piso do veículo, atrás do banco, e não prendê-la com o cinto de segurança. Para evitar o estresse da ave, um pano por cima da gaiola pode ser uma opção, mas com cuidado, "Cobrir com um lençol pode ajudar o pet a ficar mais calmo, mas é preciso ficar atento com a temperatura, já que essa ação tende a abafar o animal. A ventilação é muito importante", finaliza

Confira mais dicas que Jorge preparou para viajar com a sua  calopsita de estimação  em segurança:

  • Não abra mão da caixa de transporte, este é o melhor meio de acomodar sua calopsita durante a viagem. Dentro dessa caixa não tem perigo da ave prender as asas e o tamanho é calculado para ela não se bater.
  •  Leve comida suficiente para a viagem (e mais se no destino não puder adquirir);
  • Tenha água fresca para todo o percursso;
  • Não esqueça os recipientes para a comida e água;
  •  Leve brinquedos habituais (ajudam na distração);
  •  Faça um check-list de medicamentos recomendados pelo veterinário (caso haja tal recomendação) e tenha um estojo de primeiros socorros;
  • Carregue também os materiais para a higiene e cuidados do animal (cotonetes, cortador de unhas especial para aves, etc);
  • Planeje sua viagem com antecedência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES