Dinossauro mais antigo do mundo é descoberto no Brasil, diz estudo

Chamado Gnathovorax cabreirai, o dinossauro habitou os territórios que hoje são da América do Sul há cerca de 230 milhões de anos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fóssil do predador desenterrado no Brasil, chamado Gnathovorax cabreirai, é o maior de todos os predadores de seu período, e tem 230 milhões de anos. O fóssil do dinossauro carnívoro mais antigo do mundo foi descoberto no sul do Brasil, indica um novo estudo publicado na última sexta-feira (8) na revista PeerJ. As informações são do Sputnik.

Chamado Gnathovorax cabreirai, o dinossauro habitou os territórios que hoje são da América do Sul há cerca de 230 milhões de anos. O fóssil estava praticamente intacto, incluindo suas mandíbulas e garras afiadas. Os especialistas foram capazes de reconstruir a forma do cérebro do animal, que eles sugeriram ter boa visão e coordenação. 

Depois de examinar seu crânio, os dados levaram os pesquisadores a concluir que essa espécie de dinossauro era um predador no topo da cadeia alimentar. Os únicos dinossauros conhecidos daquele tempo mediam um máximo de 1,5 metros de comprimento. Pelo contrário, o Gnathovorax, com seus três metros de comprimento e cerca de meia tonelada de peso, era um dos maiores carnívoros de sua área. 

A descoberta poderia ajudar os paleontólogos a entender melhor a evolução do Tiranossauro Rex, já que Gnathovorax viveu dezenas de milhões de anos antes de outras espécies de superpredadores.

CC0/whitejillm



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES