Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Dinossauro mais antigo do mundo é descoberto no Brasil, diz estudo

Chamado Gnathovorax cabreirai, o dinossauro habitou os territórios que hoje são da América do Sul há cerca de 230 milhões de anos.

Compartilhe
Google Whatsapp

O fóssil do predador desenterrado no Brasil, chamado Gnathovorax cabreirai, é o maior de todos os predadores de seu período, e tem 230 milhões de anos. O fóssil do dinossauro carnívoro mais antigo do mundo foi descoberto no sul do Brasil, indica um novo estudo publicado na última sexta-feira (8) na revista PeerJ. As informações são do Sputnik.

Chamado Gnathovorax cabreirai, o dinossauro habitou os territórios que hoje são da América do Sul há cerca de 230 milhões de anos. O fóssil estava praticamente intacto, incluindo suas mandíbulas e garras afiadas. Os especialistas foram capazes de reconstruir a forma do cérebro do animal, que eles sugeriram ter boa visão e coordenação. 




Depois de examinar seu crânio, os dados levaram os pesquisadores a concluir que essa espécie de dinossauro era um predador no topo da cadeia alimentar. Os únicos dinossauros conhecidos daquele tempo mediam um máximo de 1,5 metros de comprimento. Pelo contrário, o Gnathovorax, com seus três metros de comprimento e cerca de meia tonelada de peso, era um dos maiores carnívoros de sua área. 

A descoberta poderia ajudar os paleontólogos a entender melhor a evolução do Tiranossauro Rex, já que Gnathovorax viveu dezenas de milhões de anos antes de outras espécies de superpredadores.

CC0/whitejillm


Siga nosso canal no telegram
Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se