Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Disney insere novo alerta de racismo no início de filmes infantis

Obras antigas como "Dumbo" (1941), "Peter Pan" (1953) ou "Mogli - O Menino Lobo" (1967) exibem aviso na plataforma de streaming da empresa

Compartilhe

A Disney incluiu novos avisos de conteúdo no início de filmes infantis clássicos como Dumbo (1941), Peter Pan (1953) ou Mogli - O Menino Lobo (1967) que avançam as conotações racistas de seus filmes antigos. "Este programa inclui representações negativas e/ ou ruins de tratamento de pessoas ou culturas", indica o novo rótulo, que é projetado 10 segundos antes do início dos filmes em seu Disney + plataforma de streaming.

Anteriormente, já havia um aviso semelhante incluído mais discretamente na descrição de filmes e que dizia: "Este programa é apresentado como originalmente criado e pode conter representações culturais desatualizadas ".

Cena do filme Peter Pan, 1953 (Imagem: reprodução de cena)

Agora, o novo sinal aparece após o início da reprodução, da mesma forma que as redes de televisão alertam tradicionalmente de restrições de idade.

Além disso, a empresa explica os motivos pelos quais não há conteúdo alterado: "Esses estereótipos estavam errados então e eles são agora. Em vez de remover este conteúdo, queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e gerar conversas para criar um futuro mais inclusivo juntos ", acrescenta o novo rótulo.

"A Disney está comprometida em criar histórias temáticas inspiradores que refletem a rica diversidade de experiências humano em todo o mundo ", conclui.

A fórmula escolhida pela Disney em sua nova plataforma de streaming- optando por não editar os filmes e avisar sobre seu conteúdo- foi seguido por outras plataformas, como HBO Max, que adicionou um explicação do "contexto histórico" para E o Vento Levou (1939) após removê-lo temporariamente de sua plataforma.

O problema com as conotações racistas de alguns clássicos é antigo, mesmo voltando para a data de lançamento de certos filmes.

Em Dumbo, por exemplo, uma cena inclui um grupo de corvos usando estereótipos para representar afro-americanos e que são liderados por um personagem batizado de Jim Crow, um termo depreciativo anteriormente usado para insultar homens negros nos Estados Unidos.

Um problema semelhante ocorre em Mogli - O Menino Lobo (1967) enquanto que Peter Pan foi criticado pela forma como representa os nativos americanos e Aristogatas por seus estereótipos de asiáticos expostos em gatos siameses que aparecem no filme.



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar