Distúrbio do sono leva pessoas a fazerem atos absurdos

Mulher acordava sempre exausta após o fenômeno

Distúrbio do sono | Fatos Desconhecidos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vida não é tão fácil como muitos acreditam. Há dificuldades em vários campos, seja no emocional, financeiro, pessoal ou qualquer outro. Buscamos refúgio dos mais diversos jeitos, mas às vezes a melhor opção é tirar uma boa soneca. Esse talvez seja o melhor método de escapar de tudo que nos atormenta. No entanto, nem isso tem sido capaz de salvar as pessoas da realidade. O sonambulismo pode atormentar as pessoas e levarem as mesmas a fazer coisas absurdas enquanto dormem. Esse distúrbio é capaz de mexer com toda a estrutura das pessoas e enfiá-las em furadas que jamais imaginam.

Kelly Knipes é um caso de sonambulismo "problemático". Hoje, a mulher dorme usando uma máscara de oxigênio para melhor respirar à noite. Certa vez, ela se queimou muito com o isqueiro que o marido usa para fumar. O pior de tudo é que nem percebeu ou sentiu nada durante o ato. Ela também já gastou quase US$ 4 mil em compras online e tomou uma overdose de medicamentos. Grávida de seis meses, Kelly colocava sua própria vida e a do bebê em risco com esses comportamentos, que não eram conscientes.

Kelly vive no Reino Unido e é mãe de três filhos. Ela sofre de um distúrbio do sono que faz parte do grupo das parassonias, transtornos caracterizados por comportamentos anormais durante o sono. Dependendo do estágio do sono em que ocorrem, esses podem se manifestar como sonambulismo, pesadelos ou um despertar confuso. No seu caso, a mulher acordava durante a noite e realizava diversos tipos de atividades. Ao acordar, pela manhã, não conseguia se lembrar de nada.

Os médicos descobriram que ela, muitas vezes durante a noite, parava de respirar. Isso forçava o seu cérebro a despertar parcialmente, assim provocando o sonambulismo. "Eles acreditam que meu cérebro estava acordando para respirar, porque eu tinha parado de respirar. Basicamente, nesse período em que meu cérebro estava tentando me acordar, eu estava fazendo minhas atividades", contou ela. Isso quer dizer que era a forma que o corpo dela tinha de dizer que algo não estava bem.

Compras estranhas

As compras feitas pela internet por ela incluíam diversas centenas de dólares em doces e latas de tinta. "Eram coisas completamente aleatórias", disse Knipes à BBC. Estudos realizados sobre sonambulismo mostram que as partes do cérebro que controlam a visão, o movimento e a emoção parecem estar despertas. No entanto, as áreas do cérebro envolvidas na memória, tomada de decisão e pensamento racional podem aparentar permanecerem em sono profundo.

São breves episódios onde a pessoa pode realizar atividades simples ou complexas, como sair da cama, caminhar, ir ao banheiro e outras coisas, enquanto ainda estão inconscientes. "Na maioria dos casos, o paciente é assintomático e não tem consciência de nada", disse a especialista do serviço de neurofisiologia da clínica da Universidade de Navarra, na Espanha, Elena Urrestarazu Bolumburu. "Muitas vezes o sono da família é mais afetado que o do próprio paciente", acrescentou.

Esses episódios fizeram com que Knipes ficasse exausta. No entanto, agora ela utiliza uma máscara de oxigênio para dormir, assim garantido sua respiração enquanto dorme. "Estava cansada o tempo todo. Me sentia fisicamente exausta. E agora não, me sinto como uma pessoa completamente diferente". Estudos mostram que parassonias são mais comuns na infância e adolescência. É bastante raro que continuem na idade adulta.

Podemos acordar uma pessoa com esse distúrbio?

Estudiosos do Instituto do Sono, com sedes em Madri, Panamá e Santiago do Chile, recomendam não acordar o acometido. Em vez disso, as pessoas devem apenas acompanhá-los de forma gentil até a cama para que não se machuquem. Esses episódios costumam terminar espontaneamente, quando o paciente retorna ao seu leito e, portanto, ao seu sono normal. Se acordarem de forma repentina, podem ficar confusos demais. O tratamento para isso consiste em medidas preventivas, como: fechar bem as portas e janelas e cobrir objetos de vidro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES