Dois em cada três fumantes morrerão por causa do cigarro, aponta estudo

A pesquisa contou com a participação de mais de 200 000 indivíduos maiores de 45 anos, acompanhados por quatro anos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


Uma estudo australiano publicado nesta terça-feira (24) no periódico BMC Medicine mostrou que a cada três fumantes, dois morrerão por causa do cigarro. A pesquisa contou com a participação de mais de 200 000 indivíduos maiores de 45 anos, acompanhados por quatro anos.

Ao todo, 7,7% dos participantes eram fumantes e 34,1% já tinham fumado na vida. No período em que o estudo foi realizado, 5 593 pessoas morreram. Os pesquisadores, então, analisaram as causas dos óbitos e sua ligação com o tabagismo. No caso dos fumantes, dois terços das mortes estavam relacionadas ao tabaco e foram causadas por problemas como doenças respiratórias, doenças cardiovasculares e derrame.

“Nós descobrimos que os tabagistas têm cerca de três vezes mais risco de morrer prematuramente, comparados com quem nunca fumou. Além disso, os fumantes morrerão, por estimativa, dez anos antes que os não fumantes”, diz Emily Banks, pesquisadora na Universidade Nacional Australiana e coautora do estudo.

De acordo com Emily, as descobertas são importantes para lembrar que a luta contra o tabaco não está vencida e que os esforços para controlar o tabagismo precisam continuar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES