Dono de bar descobre casa de banho turca de 800 anos na Espanha

Durante uma obra de restauração, eles se surpreenderam com o ‘hammam’ muçulmano de 800 anos escondido

Casa de banho | Casa de banho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma obra de restauração realizada em um bar em Sevilha, na Espanha, revelou uma descoberta impressionante. Os donos do estabelecimento se surpreenderam ao perceber que o local guardava uma casa de banho turca, que também recebe o nome de “hammam” muçulmano.

Segundo o portal Daily Sabah, que divulgou as informações, o local remonta ao século 7, o que significa que ele tem pelo menos 800 anos. Ainda que seja extremamente antigo, o hammam estava conservado, escondido em um andar extra da construção.

O local está bem conservado (Foto: divulgação)

O arqueólogo Alvaro Jimenez, envolvido na descoberta, explicou que a casa de banho foi escondida pelo arquiteto Vicente Traver no começo do século 20. Ele construiu dois andares extras, e um deles abrigou o recinto notável.

“Achamos que o arquiteto o tivesse destruído, mas agora percebemos que ele o salvou. Ele salvou o que encontrou e preservou para o futuro”, explicou Jimenez em entrevista à Agence France-Presse (AFP).

O cômodo, que mede 200 metros quadrados, foi uma descoberta “completamente inesperada”, conforme o arqueólogo. Suas paredes estavam repletas de pinturas preservadas, contando ainda com esculturas e acessórios de parede.

Durante o projeto de escavação, os pesquisadores também identificaram 88 claraboias com formatos de estrela e octogonais. O mais importante, porém, foi a descoberta das salas quentes e frias da antiga casa de banhos, o que permitiu que os arqueólogos a identificassem como tal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES