Dor de garganta: 10 remédios caseiros para curar a infecção

Veja lista com remédios caseiros para curar a dor de garganta

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O que você faz quando está com dor de garganta? Se você for como a maioria das pessoas, provavelmente corre na farmácia e compra o primeiro remédio que sua mãe ou avó manda você comprar ou, até mesmo, o remédio que o farmacêutico diz está sendo muito bom para muita gente.

Apesar de muitas vezes funcionar, a verdade é que a automedicação é um perigo, mesmo quando se trata de algo aparentemente simples, como uma dor de garganta ou uma gripe. Isso porque medicamentos agem de forma diferente nas pessoas e você ainda corre o risco de ter alergia aos seus compostos ou, o que é pior, pode acabar tomando uma dosagem errada, o que é extremamente perigo, especialmente no caso dos antibióticos.

Mas, como ninguém merece ficar com dor de garganta, hoje você vai aprender a tratar o problema em casa, sem precisar gastar com os fármacos. Como você vai ver na lista, separamos algumas boas receitas de remédios caseiros que contam com propriedades antissépticas, antibacterianas e analgésicas e que podem resolver seu problema em alguns dias.

Conheça 10 remédios caseiros para curar a dor de garganta:

1. Gargarejo com água e sal

A receita consiste em uma xícara de água morna com meia colher de chá de sal. Você só precisa gargarejar algumas vezes, no máximo três vezes ao dia. Tome cuidado com a temperatura da água para não queimar a garganta.

2. Chá de orégano com limão

Faça o chá com três colheres de sopa de orégano (pode ser do seco mesmo, daquele que colocar na pizza). Depois é só coar e colocar meio limão espremido antes de tomá-lo morno, de preferência.

O orégano age como antisséptico e limpa o aparelho respiratório, além de ajudar a aliviar a dor de garganta, claro.

3. “Chá” de vinagre de maçã com mel

Você vai ver uma espécie de chá, diluindo uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma colher de sopa de mel em uma xícara de água morna. Daí é só beber. O sabor pode até não ser dos melhores, mas é um santo remédio para a dor de garganta.

4. Chupar alho

O alho que utilizamos na cozinha, além de temperar, conta com um composto chamado alicina, capaz de matar as bactérias e os germes, como os que causam dor de garganta. Quando você chupa um dente de alho fresco, cortado ao meio, colocando uma metade em cada bochecha (como uma pastilha para tosse); você consegue aproveitar todo esse composto.

O hálito não fica o melhor do mundo depois, mas isso ajuda bastante contra a dor de garganta, se feito pelo menos uma vez por dia.

5. Vapor de água

Ás vezes, a dor de garganta não vem, exatamente, de uma inflamação, mas de irritações, especialmente se o clima estiver seco.

Se esse for seu caso, o vapor de água pode ajudar bastante a umidificar o ambiente e a aliviar a dor de garganta. E isso você pode conseguir colocando água para ferver e aspirando o vapor ou usando um umidificador.

6. Gargarejo com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio, como você já viu nessa outra matéria aqui, tem inúmeras funções e, dentre suas principais vantagens estão suas propriedades bacterianas. É por isso que ele ajuda a combater a inflação e a dor de garganta.

Para aproveitar seus benefícios nesse caso, basta diluir meia colher de chá de sal e meia colher de chá de bicarbonato em uma xícara de água morna. O gargarejo deve ser feito (sem engolir o conteúdo) duas vezes seguidas, pelos menos três vezes ao dia.

7. Mastigar cravos

O cravo da índia tem funções analgésicas devido ao eugenol, um comporto presente em seu óleo. A substância, para quem não sabe, é um potente antisséptico e um antibacteriano naturais.

Para aproveitar todos esses benefícios, você só precisa mastigar alguns cravinhos algumas vezes por dia.

8. Chá de hortelã com mel

Esse chá, além de saboroso, ajuda a limpar e a purificar a garganta, combatendo as causas da dor. Para fazê, você só precisa colocar em infusão, em 300 ml de água fervente, um talo de hortelã. Na hora de beber (enquanto ainda estiver morno), basta finalizar com uma colher de mel natural.

9. Chá de gengibre

Outro dos melhores remédios caseiros contra a dor de garganta é o gengibre. Você pode mascá-lo, como no caso do cravo, mas também é possível bebê-lo como chá, já que essa raiz é uma ótimo bactericida.

Para preparar a bebida, basta ferver um centímetro de gengibre em uma xícara de água, algo em torno de 300 ml. Depois é só deixar a bebida repousar por cerca de 10 minutos e coar antes de bebê-la.

O ideal é consumir o chá pelo menos 3 vezes ao dia, até a dor de garganta ir embora.

10. Comer chocolate 70%

Pode até parecer mentira, mas o chocolate amargo pode mesmo ajudar a combater a dor de garganta. Mas, para isso, é preciso que ele tenha pelo menos 70% de cacau em sua composição.

Conforme especialistas, ele ajuda no combate à inflamação por conter flavonoides, substâncias com ação anti-inflamatória. Ao mesmo tempo, a manteiga de cacau presente no doce ajuda a manter a garganta hidratada e a aliviar a irritação.

Para potencializar o alívio, você pode consumir, logo em seguida, algumas folhas de hortelã frescas.

E então, gostou das opções de remédios caseiros? Pois ao invés de atacar os fármacos, da próxima vez que você estiver com dor de garganta, que tal dar uma oportunidadezinha a esses remédios naturais?

E, se você já tentou usar algum, não deixe de nos contar, nos comentários, se ele foi mesmo eficiente. Combinado?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES