Dormir mais no final de semana recupera as noites perdidas?

Consultora do sono explica que, mudar hábitos é mais eficaz do que ficar mais tempo na cama no sábado e domingo

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Qual é a prioridade que você dá para o seu sono? Em meio a uma rotina cada vez mais corrida e cheia de tarefas as pessoas podem trocar as horas de repouso para trabalhar um pouco mais, estudar uma nova matéria e para o lazer, afinal, que mal pode fazer assistir só mais um episódio da sua série favorita? Dados levantados pela Associação Brasileira de Neurologia (ABN), com o apoio do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), revelaram que cerca de 60% das pessoas dormem menos do que o recomendado no Brasil.

Segundo a Consultora do Sono, Renata Federighi, o ideal é que um jovem adulto durma de 7 a 8 horas por dia. "O sono faz parte do ritmo biológico de cada pessoa. Um repouso insuficiente atrapalha a reparação adequada do organismo e prejudica a curto e a longo prazo o bem-estar das pessoas", explica.

De acordo com a especialista a privação de sono afeta de forma negativa a saúde do corpo e da mente. "A curto prazo, ela pode causar problemas cognitivos, mau humor, cansaço e acentua a produção de cortisol, um dos hormônios relacionados ao estresse", explica.

Dormir pouco também aumenta o risco de doenças, porque o sistema imunológico precisa de descanso para responder às ameaças com eficiência. Obesidade, diabetes e hipertensão também podem ser desencadeadas pela falta de sono em longo prazo.

Dormir mais no final de semana compensa o sono perdido?

Uma pesquisa encomendada pela Royal Philips revelou que 52% dos brasileiros dizem recuperar o sono perdido durante o final de semana. Porém essa não é uma solução adequada para esse problema das horas perdidas. "É durante o repouso que o organismo realiza o processo de regeneração celular, equilibra a produção de alguns hormônios e restaura as energias essenciais para o funcionamento do corpo e da mente para o dia", destaca Renata.

O estudo realizado pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, reforça esse ponto. Pesquisadores sugerem que usar o final de semana não é uma estratégia eficaz para prevenir a desregulação metabólica e mudanças no relógio biológico, causadas pelas poucas horas de sono. Além de não impedir o ganho de peso e reduzir a sensibilidade à insulina.

A melhor solução para o problema

A higiene do sono é um excelente caminho para melhorar a qualidade do repouso, sem a necessidade de dormir mais nos finais de semana. "O termo consiste na organização ou mudança de alguns comportamentos para melhorar o descanso. Cuidados como escolher um ambiente adequado para o deitar, o mantendo silencioso, arejado e escuro, evitar o uso de celulares e tablets na cama, não fazer refeições pesadas e, até mesmo, definir um horário regular para ir dormir, são exemplos que podem ser seguidos", explica a consultora.

"É indispensável também utilizar travesseiros e colchões adequados para manter a disciplina postural. O travesseiro deve preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, em um ângulo de 90º no pescoço, mantendo a coluna cervical e lombar sempre alinhadas. O recomendado é dormir de lado com as pernas semiflexionadas com um travesseiro baixinho entre elas para evitar a rotação da coluna e os atritos entre os joelhos e os tornozelos", orienta. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES