Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Dormitório é o lugar com maior índice de quedas dos 60+

Levantamento derruba o mito de que o banheiro é o lugar mais perigoso da casa para esse público

Compartilhe
Google Whatsapp


 Quando se fala sobre quedas, existe um mito sobre o banheiro ser o lugar mais perigoso para a população 60+, por se tratar de um ambiente escorregadio e de uso privativo, mas cômodos como a sala e o dormitório são mais propensos a ocorrência de acidentes. É o que aponta um levantamento feito pela TeleHelp, serviço de teleassistência que oferece autonomia, independência e segurança para o público 60+.

De acordo com dados da equipe de geriatria do Hospital Sírio-Libanês, cerca de 30% das pessoas acima de 65 anos caem ao menos uma vez durante o ano. O número pode chegar a 50% quando se trata de pessoas com mais de 80 anos. “As quedas são uma grande preocupação dessa parcela da população, pois se tornam mais comuns devido ao enfraquecimento muscular e perda de equilíbrio, além da possibilidade de causarem danos mais sérios como fraturas e perda de mobilidade”, explica Bruno Mouco, CEO da TeleHelp.

A pesquisa foi feita com base em mais de 600 ocorrências de quedas atendidas pela TeleHelp de janeiro a setembro de 2019. Ela aponta o dormitório como o cômodo de maior incidência, com 34% dos casos, seguido pela sala, com 16% e só então o banheiro, que aparece com 12% dos episódios. Ambientes como a cozinha (9%), corredor (3%) e áreas externas (3%) também estão presentes no levantamento. O levantamento mostra ainda que os horários de maior incidência das quedas são às 11h e às 19h.

“Quartos e salas podem ser mais perigosos pois, geralmente, possuem tapetes escorregadios, objetos que impedem a circulação e móveis que demandam muito esforço da pessoa para acomodar-se ou se levantar”, conta o CEO.

Desta maneira, é importante voltar a atenção para alguns cuidados que podem ser tomados a fim de evitar a ocorrência de quedas relacionadas aos fatores do ambiente, como por exemplo, uma boa iluminação, a eliminação de tapetes e objetos escorregadios, como fios. Outra dica é prestar atenção ao posicionamento de móveis, além da instalação de pontos de apoio, como corrimãos e barras. 




Siga nosso canal no telegram
Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto