Dos 20 aos 60: Especialista fala sobre como cuidar de cada estágio

Entre os elementos que formam o órgão da pele estão o colágeno e a elastina

Redobre o uso de cosméticos com vitamina C | Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em cada fase da vida, a pele passa por transformações que exigem cuidados diferenciados. A dermatologista especialista em cosmiatria, Luciana Garbelini, explica que a partir dos 20 até os 60 anos, a pele passa por estágios que exigem cuidados específicos para evitar o envelhecimento precoce.

Entre os elementos que formam o órgão da pele estão o colágeno e a elastina. “Em cada fase da vida, o colágeno e elastina respondem de uma maneira. Na infância, eles estão em fase precoce e em desenvolvimento, por isso a pele é bem sensível. Já na adolescência, com as alterações hormonais, a pele passa a produzir mais oleosidade por estímulo às glândulas sebáceas e, consequentemente, surgem as acnes e os cravos. A partir dos 20 anos, inicia-se a fase de maturação, ou seja, o colágeno e a elastina estão na melhor fase, a pele está trabalhando à todo vapor”, explica a expert.

É a partir dos 20 anos que os cuidados precisam ser redobrados. “A pele não é diferente dos demais órgãos. Todos os cuidados ou a falta deles serão cobrados com os anos. E o processo de memorização da pele inicia-se aos 20”, esclarece Garbelini. Entre 30 e 40 anos, começam a surgir os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. “Isso acontece porque a pele está mais aberta a penetração dos radicais livres”. 

A partir dos 40, a expert indica a reposição de colágeno e elastina, que costumam se perder ao longo dos anos. E, aos 50, além dos sinais de envelhecimento se tornarem bem visíveis, a pele começa a perder grande parte da sua elasticidade, se tornando mais flácida.

reprodução internet

Cuidados para cada estágio

“Inicie uma boa rotina de cuidados com a pele: limpeza, hidratação, esfoliação e proteção. Por mais corrida que a vida esteja, vale a pena tal atenção, principalmente nessa fase de memorização, para evitar o envelhecimento precoce”, explica a parceira Souvie.

30 anos

“Aqui, surgem os primeiros sinais de cansaço do colágeno e da elasticidade. Então, redobre o uso de cosméticos com vitamina C e outros bioativos que revitalizam, hidratam e que tenham efeito antioxidante e anti-inflamatório”.

40 anos

“Comece a investir em produtos com ação rejuvenescedora, que melhoram a firmeza da pele e atenuam as rugas e marcas de expressão”.

50+

“Os cuidados são os mesmos de quando se tem 40, mas os cosméticos precisam ter mais potência e hidratação. Considerando que estes estágios existe a questão da flacidez, os resultados são potencializados por intervenção de procedimentos estéticos”, finaliza a expert.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES