Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

É mais saudável o homem urinar em pé ou sentado?

Afinal, é mais saudável para os homens fazer xixi em pé ou sentados?

Compartilhe
Google Whatsapp

Na maioria das culturas do Ocidente, as crianças aprendem que meninos devem fazer xixi em pé e as meninas, sentadas. No entanto, recentemente, essa ideia vem sendo questionada por autoridades de várias país e também por organizações de saúde. Dessa forma, alguns usam motivos de saúde e de higiene, já outros, por direitos iguais. Afinal, é mais saudável para os homens fazer xixi em pé ou sentados? Com informações do Fatos Desconhecidos.

Para homens, é um processo muito fácil urinar em pé. Por isso, o tráfego em banheiros masculinos também leva menos tempo, e também porque cabem mais mictórios em um mesmo espaço. No entanto, especialistas acreditam que a posição do corpo pode influenciar o volume do fluxo de urina, o que eles chama de parâmetros urodinâmicos.

Normalmente, a bexiga armazena urina suficiente, para nos permitir realizar atividades diárias e dormir durante a noite. Por isso, a capacidade máxima da bexiga fica entre 300 e 600 mililitros (ml). Dessa forma, quando urinamos, a bexiga está cheia em até dois terços desse espaço. Para esvaziá-la completamente, você precisa ter um sistema de controle nervoso intacto. Assim, ele deve alertar quando você precisa urinar. Além de ainda, segurar a urina até você chegar a um local propício.

Quando nosso corpo está em uma posição confortável, o esfíncter da bexiga e os músculos do assoalho pélvico ficam relaxados. Ao mesmo tempo em que isso acontece, a bexiga se contrai e esvazia. Esse evento deve acontecer de forma fluida, e não é recomendável forçar a saída da urina. No entanto, estudos recentes apontam que os homens podem sofrer dificuldades temporárias ou permanentes para urinar. E isso pode estar relacionado à forma como eles fazem xixi.

De acordo um estudo publicado pelo semanário científico Plos One, homens com próstata inflamada, problema que obstrui a passagem da urina, poderiam ter melhoras, caso passassem a usar o vaso sanitário sentados. Além disso, o estudo comparou os parâmetros urodinâmicos de homens saudáveis e outros com sintomas do trato urinário inferior, uma série de problemas que afetam o enchimento e o esvaziamento da bexiga.

Com o estudo, os pesquisadores descobriram que em homens com esses sintomas, a posição sentada registrava um perfil urodinâmico mais favorável. Além disso, o tempo que passavam urinando também era menor. Contudo, em homens saudáveis, os resultados não mostraram diferenças entre as posições em pé e sentado. Assim, a questão não pôde ser concluída apenas com base em argumentos urodinâmicos.

Contrariando alguns desses resultados, várias instituições, como o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, recomendam que os homens que têm problemas para unir devem procurar um lugar tranquilo onde possam se sentar. Dessa forma, também existem teorias que dizem que se sentar para urinar pode prevenir complicações futuras. Por exemplo, problemas como câncer de próstata, além de proporcionar aos homens uma vida sexual mais ativa. Mas de toda forma, nada disso ainda foi comprovada.

Em 2012, grande parte dessas teorias ganharam força na Europa. De acordo com o movimento iniciado por um partido político da Suécia, a principal motivação era a higiene. Estando sentado, ninguém precisaria pisar em poças ou resíduos de urina que caem no chão. Depois disso, o debate atingiu diversos países da Europa, principalmente na Alemanha. Com isso, atualmente há diversos banheiros europeus onde é proibido urinar em pé.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar