É mesmo necessário tomar banho todos os dias? E as crianças? saiba mais

Ashton revelou que lava as partes íntimas e as axilas diariamente, mas não toma banho no corpo todo.

casal | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta semana, os atores Ashton Kutcher e Mila Kunis, dois grandes nomes de Hollywood, chamaram atenção com uma entrevista. O casal revelou que não tem o hábito de tomar banho diariamente, além de afirmar que não costumam da banhos diários nos filhos. Como é de se imaginar, as declarações geraram polêmica.

Ashton revelou que lava as partes íntimas e as axilas diariamente, mas não toma banho no corpo todo. O ator ainda citou uma marca de sabonetes local e explicou que aquele é o único produto que ele usa nos banhos. Para se livrar do suor e limpar a pele ao longo do dia, o ator tem uma receita simples: água.

Casal revelou que não tem o hábito de tomar banho diariamente. (Foto: Reprodução)

A esposa, a também atriz, Mila Kunis revelou seguir o mesmo padrão do marido. A atriz contou que lava as partes íntimas e as axilas todos os dias, mas não toma banhos completos com a mesma regularidade. Uma chuveirada no corpo já é suficiente para atriz no dia-a-dia. Os dois causaram ainda mais espanto ao falar da rotina com os filhos.

Os dois revelaram que não banham os filhos, de 6 e 4 anos, todos os dias. A prática é antiga, já que eles também relevaram que não davam banho diariamente nas crianças quando elas eram recém-nascidas. Os meninos se higienizam diariamente, nas regiões mais delicadas, mas não tomam um banhozão com B maiúsculo todos os dias. Enquanto falavam do filhos, Ashton fez uma ressalva e explicou que a regra é clara: se você pode ver a sujeira, então dê banho neles.

A afirmação do casal gerou muita repercussão, mas será que é tão absurdo assim? Na verdade, não. Muitos especialistas estudam o assunto e as conclusões até são diversas, mas se encontram em uma conclusão comum: não é realmente necessário ao corpo humano que se tome banho todo dia.

ENTENDENDO

A cultura moderna nos faz pensar que banho significa aquele ritual: bucha, sabão e bastante esfregação. No entanto, esse combo não é necessário ao corpo humano. O excesso de produtos químicos, inclusive, pode ser nociva ao corpo. É fundamental para o ser humano a manutenção da higiene, mas estar limpo não é necessariamente o mesmo que estar sempre de banho tomado.

As questões culturais e climáticas também são relevantes. No Brasil enfrentamos, geralmente, temperaturas bastante quentes, o que intensifica a transpiração. A transpiração, por sua vez, gera uma sensação de sujeira e também o mau-cheiro. O resultado disso tudo? Os brasileiros amam banho. No entanto, essa não é a realidade para todo mundo.

Em regiões onde faz mais frio, a relação das pessoas com o banho é muito diferente da nossa. Mas a realidade é que, na maioria dos casos, até mesmo para nós, um banho de cachorro molhado (aquele sem produtos químicos, só com água corrente), geralmente já faz o serviço de tirar o excesso de suor, impurezas, sais, poeira, etc.

Além disso, o nosso corpo possui uma série de microrganismos necessários. A própria pele possui uma série de microrganismos necessários para o funcionamento, que acabam sendo prejudicados pelo excesso de banho.

E AS CRIANÇAS?

Para crianças, a lógica permanece a mesma. Não existe uma regra que exija banhos diários, mas também não há nada que proíba um intervalo maior entre os banhos. O importante é apenas estar atento as necessidades do corpo no aspecto da higiene e, em última análise, fazer aquilo que você se sente bem. A partir dos 11 anos, vale ressaltar, é importante tomar mais cuidados com a higiene e prestar atenção no corpo, para identificar suas necessidades.

A partir dos 11 anos, vale ressaltar, é importante tomar mais cuidados com a higiene. (Foto: Reprodução)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES