É o fim: ciência sugere as maneiras como o mundo vai acabar

Ao que ciência indica, a resposta para essa pergunta é: absolutamente nada. Inclusive, são várias as maneiras possíveis para que uma catástrofe faça com que a humanidade deixe de existir.

bola de fogo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No passado, os dinossauros — antigos moradores do nosso querido planeta Terra — foram completamente dizimados por um evento surpreendente que provocou a extinção por completa de diversas espécies. Então, o que é que impede com que os seres humanos não sofram eventualmente com o mesmo fim?

Ao que ciência indica, a resposta para essa pergunta é: absolutamente nada. Inclusive, são várias as maneiras possíveis para que uma catástrofe faça com que a humanidade deixe de existir. Pensando nisso, nós fizemos uma lista com seis eventuais acontecimentos que poderiam causar o nosso fim. Fica de olho!

1. Efeito do Sol

A maioria dos modelos solares mostra que, em aproximadamente 600 milhões de anos, a luz solar será tão forte que interromperá criticamente todo ciclo de carbonato-silicato na Terra. A interação entre silício e carbono ajudam a manter os níveis de dióxido de carbono na atmosfera, consequentemente tornando o planeta habitável.

Luz solar será tão forte que interromperá criticamente todo ciclo de carbonato-silicato na Terra. (Foto: Reprodução) 

Caso uma grande disrupção ocorra, as plantas se tornarão incapazes de realizar a fotossíntese e pararão de produzir oxigênio para nós. Caso isso ocorra, basicamente qualquer ser vivo que respire estaria altamente ameaçado e em risco de extinção.

2. Cometas

Se há 66 milhões de anos um asteroide acabou com 75% da vida na Terra, nada impede com que um evento parecido aconteça outra vez. Em geral, diversos astros costumam passar bem perto do nosso planeta — principalmente aqueles provenientes do cinturão de asteroides de Marte.

Leia Mais

Cometas costumam vir de distâncias mais longas. (Foto: Reprodução)

Por outro lado, os cometas costumam vir de distâncias mais longas e com velocidades ainda mais impressionantes, sendo difíceis de detectar por não emitirem luz. Se algum desses imensos projéteis atingir a superfície do nosso lar no futuro, é possível que a nossa raça tenha o mesmo destino dos dinossauros.

3. Inteligência Artificial

Por mais piada que pareça ser, alguns cientistas realmente acreditam que o fim da humanidade pode ser causado pelas nossas próprias criações: a Inteligência Artificial (IA). Em diferentes cenários, a população de máquinas inteligentes pode sair do nosso controle e gerar um grande risco.

População de máquinas inteligentes pode sair do nosso controle e gerar um grande risco. (Foto: Reprodução)

Portanto, é possível que a IA criada pelos humanos aprenda a desenvolver ferramentas ainda mais inteligentes e faça com que a humanidade se torne obsoleta em questão de instantes.

4. Erupção colossal

No passado, a erupção vulcânica do Vesúvio foi responsável por matar toda a população de Pompeia, na antiga Itália, em questão de minutos. Para alguns pesquisadores, é possível que uma explosão de proporções ainda maiores ameace a nossa existência.

Supererupção de pelo menos 4 km³ de material vulcânico aconteça em algum lugar do mundo. (Foto: Reprodução)

Na visão da Sociedade Geológica, é questão de tempo para que uma supererupção de pelo menos 4 km³ de material vulcânico aconteça em algum lugar do mundo e mate uma quantidade impressionante de pessoas.

5. Fungos mortíferos

Uma pandemia de fungos poderia muito bem ser o motivo que ameaçará a vida na Terra no futuro. Atualmente, os quitrídios, organismos microscópicos, já são responsáveis por provocar a extinção de todos os tipos de sapos espalhados pelo mundo todo.

Pandemia de fungos poderia muito bem ser o motivo que ameaçará a vida na Terra. (Foto: Reprodução)

Um problema com as doenças fúngicas é que elas são relativamente pouco estudadas quando comparadas às doenças bacterianas e virais — apesar das milhões de mortes que podem causar. Sendo assim, é importante que a ciência fique de olho para esse tipo de ameaça.

6. Efeito bola de neve

Se qualquer uma das possibilidades citadas nessa lista já é motivo de arrepios, imagine só se todas elas acontecessem de uma só vez. Na visão de alguns pesquisadores, a extinção humana pode ser resultado de diversas catástrofes acontecendo ao mesmo tempo.

Aumento das temperaturas fará com que diversas doenças se tornem mais comuns. (Foto: Reprodução)

As mudanças climáticas têm provocado várias mudanças nos padrões climáticos da Terra e tornando os eventos naturais cada vez mais preocupantes. O aumento das temperaturas fará com que diversas doenças se tornem mais comuns e por aí vai. A degradação do nosso lar é um real motivo de preocupação para os próximos milhares de anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES