Eclipse raro combinado ao fenômeno superlua acontecerá domingo

Por mais de uma hora, a sombra da Terra vai “engolir” a lua.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez em mais de 30 anos, um eclipse lunar vai acontecer combinado ao fenômeno da superlua. O evento vai acontecer no dia 27 de setembro, e poderá ser visto das Américas do Sul e Norte, Europa, África e partes do oeste asiático.

— Como a órbita da Lua não é um círculo perfeito, em alguns momentos ela se aproxima mais da Terra — explica Noah Petro, cientista do projeto Lunar Reconnaissance Orbiter, da Nasa. — Quando a Lua está mais afastada, nós chamamos de apoastro, e quando está mais perto, de periastro. No dia 27, nós vamos ter uma lua cheia em periastro.

No periastro, a Lua está 50 mil quilômetros mais próxima da Terra que no apoastro, distância maior que uma volta em torno do planeta. Por causa da proximidade, a Lua parece ser 14% maior e 30% mais brilhante nos céus, em relação à lua cheia de apoastro, por isso recebe o apelido de superlua.

— Não existe uma diferença física na Lua — diz Petro. — Ela só parece maior no céu. Não é nada dramático, mas ela parece maior.

Com o eclipse, coloca um ingrediente especial. Por mais de uma hora, a sombra da Terra vai “engolir” a superlua, à medida que o planeta se deslocar entre o satélite e o Sol. E os dois fenômenos acontecendo simultaneamente é algo bastante raro, que acontece em intervalos de décadas. O último aconteceu em 1982, e o próximo não irá acontecer até 2033.

— É apenas a dinâmica planetária. A órbita da Lua em torno da Terra é inclinada em relação ao eixo da Terra e o plano orbital de todas essas coisas se encontram algumas vezes — explica Petro. — É raro porque é algo que, talvez, uma geração inteira não viu.

O eclipse lunar total vai durar uma hora e 12 minutos. De acordo com a Nasa, a sombra da Terra começará a cobrir a superlua às 21h11min e o eclipse total começará às 23h11min.

Clique e acesse mais notícias 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES