“Elixir da imortalidade” de 2000 anos é encontrado na China

Não ficou claro se o líquido realmente era destinado ao consumo humano ou se era algo utilizado em rituais de enterros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Arqueólogos chineses encontraram um pote de bronze cuja idade remonta cerca de 2 mil anos. Dentro do artefato foi encontrado um líquido de cor amarelada, o qual os cientistas inicialmente pensaram se tratar de vinho. Porém, eles se enganaram. O misterioso líquido é, na verdade, um "elixir da imortalidade" que foi inventado há muito tempo atrás.

O pote de bronze foi descoberto em outubro de 2018, enquanto os arqueólogos estavam trabalhando no túmulo de uma família nobre da província de Henan, em Luoyang, na China. O local onde o objeto foi encontrado remonta à Dinastia Han Ocidental (202 a.C. a 8 D.c).

Restos mortais de um nobre, vasos pintados, entre alguns outros materiais feitos em jade e bronze, além de uma lâmpada com o formato de um ganso selvagem, foram encontrados no lugar.

Reprodução

No recipiente, havia 3,5 litros de um líquido amarelado e que apresentava um cheiro muito forte, que foi descrito como semelhante ao álcool. Devido a outras descobertas que datam do mesmo período, os arqueólogos no primeiro momento acreditaram se tratar de vinho. Naquela época, era muito utilizado em cerimônias e rituais o vinho feito de grãos de arroz e sorgo.

Testes feitos em laboratório mostraram que a substância está longe de ser vinho. O líquido encontrado em grande parte é composto de nitrato de potássio e alunita - principais ingredientes de um elixir que foi documentado em textos taoistas antigos e que tinha como finalidade "enriquecer" a vida.

Reprodução

"É a primeira vez que os 'remédios imortais' míticos foram encontrados na China. O líquido é de valor significativo para o estudo dos antigos pensamentos chineses sobre alcançar a imortalidade e a evolução da civilização chinesa", disse Xinhua Shi Jiazhen, chefe do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Luoyang.

Porém, a combinação de nitrato de potássio e alunita, primeiro utilizada no processamento de carnes, fertilizantes, fogos de artificio, funcionava como pretendiam as escrituras. Apesar da alunita não apresentar grandes riscos, o nitrato de potássio, no entanto, em altas doses pode ser bem prejudicial à saúde, com problemas indo desde a irritação nos olhos e pele até insuficiência renal, anemia, podendo provocar a morte.

Não ficou claro se o líquido realmente era destinado ao consumo humano ou se era algo utilizado em rituais de enterros. A única maneira de descobrir se de fato o conteúdo do pote de bronze realmente confere imortalidade é testando. Entretanto, provavelmente, será bem difícil encontrar algum voluntário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES