Elon Musk diz que poderá implantar chip em cérebro humano daqui a 6 meses

Neuralink vem testando a interface cérebro-máquina em animais

Elon Musk | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Neuralink, empresa de neurotecnologia do bilionário sul-africano Elon Musk, pretende começar implantar no cérebro de humanos, daqui a seis meses, chips de computador do tamanho de uma moeda. O anúncio foi feito pela empresa em evento em sua sede em Fremont, na Califórnia, na noite da última quarta (30/11).

A Neuralink vem trabalhando na tecnologia há anos. O implante consiste em um pequeno dispositivo unido a fios (eletrodos), que é colocado no cérebro com a ajuda de um robô, que retira cirurgicamente um pedaço do crânio da pessoa e implanta o chip. Segundo o site americano Bloomberg, as discussões da empresa com a Food and Drug Administration dos EUA, espécie de Vigilância Sanitária, evoluíram a tal ponto que a companhia de Elon Musk poderá realizar os primeiros testes em humanos nos próximos seis meses.

A Neuralink vem trabalhando na tecnologia há anos

No evento de quarta, o dono da Tesla, SpaceX e Twitter revelou que a Neuralink está trabalhando também com implantes em outras partes do corpo. Segundo Musk, além da interface cérebro-máquina, estão sendo desenvolvidos implantes que podem ser colocados na medula espinhal e potencialmente restaurar o movimento de alguém que sofre de paralisia, e outro nos olhos, para melhorar ou restaurar a visão.

Por mais milagroso que isso possa parecer, estamos confiantes de que é possível restaurar a funcionalidade do corpo inteiro de alguém que teve a medula espinhal afetada”, diz o sul-africano. Ele acrescenta que “mesmo aqueles que nunca tenham enxergado antes, estamos confiantes de que poderão ver”.

Musk quer implantar chip no cérebro humano

O objetivo da interface cérebro-máquina, inicialmente, é permitir que uma pessoa que sofre de alguma condição debilitante – como esclerose lateral amiotrófica ou efeitos colaterais de um derrame – se comunique por meio dos pensamentos. A empresa demonstrou essa possibilidade com um macaco que estaria “digitando telepaticamente” em uma tela à sua frente. O dispositivo da Neuralink traduz em dados computacionais os picos neuronais, explica o Bloomberg. A esperança de Elon Musk é que o dispositivo possa um dia se tornar popular e permitir a transferência de informações entre humanos e máquinas.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES