Em caso raro, bebês gêmeos nascem com quase 3 meses de diferença

O caso aconteceu no Cazaquistão

Bebês gêmeos | Liliya Konovalova/Facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando as pessoas veem gêmeos não é incomum a pergunta: quem nasceu primeiro? E, em geral, a resposta é: foi ela, mas só três minutinhos. No caso desses bebês a resposta talvez cause algum espanto. Em um caso muito raro, uma mulher deu à luz a bebês gêmeos que nasceram com quase três meses de diferença. O caso aconteceu no Cazaquistão. A garotinha Liya nasceu no dia 24 de maio e, depois de 11 semanas, seu irmão Maxim veio ao mundo, no dia 9 de agosto.

A mãe, Liliya Konovalova, de 29 anos, tem uma condição anatômica extremamente rara, o útero didelphys, que é uma malformação uterina que tem como resultado um útero duplo. Esse foi o fator fundamental para o nascimento tão distante dos bebês, mas além disso, Liya nasceu prematuramente, pesando apenas 850 gramas após um período gestacional de 25 semanas. O irmão, Maxim, nasceu com 2,9 quilos, mais de três vezes mais pesado do que a irmã “mais velha”.

Liliya Konovalova/Facebook 

A condição que permitiu o nascimento dos bebês com um intervalo tão grande e incomum atinge menos de 0,5% das mulheres americanas, para se ter uma ideia do quão rara é. Quando isso acontece, cada feto se desenvolve em seu próprio útero, de forma distinta um do outro. Nascimentos prematuros como o de Liya, além de outros eventos – como aborto espontâneo – são complicações comuns decorrentes do útero didelphys.

Apesar do nascimento prematura e da condição rara da mãe, todos passam bem, de acordo com informações do Ministério da Saúde do país. A estimativa é de que este caso incomum e raro tem uma chance a cada 50 milhões de acontecer. Além dos bebês gêmeos, a família conta também com uma irmã mais velha, de sete anos de idade. Para Liliya, os médicos fizeram um verdadeiro milagre. “Meu filho não tinha pressa de sair para o mundo. Graças aos nossos médicos, vencemos. O que eles fizeram é um milagre. Agora meus filhos pesam cerca de 3 quilos e estamos nos preparando para receber alta do hospital”, disse em entrevista.

Em Bangladesh, uma mulher que não sabia da condição do útero duplo deu à luz bebês gêmeos com 26 dias de diferença no início deste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES