Em tempos de Covid, devemos evitar dinheiro vivo?

Enquanto algumas instituições bancárias estão promovendo serviços on-line, países como China e Hungria decidiram “lavar” seu dinheiro — o que acabou desestimulando seu uso.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coronavírus tem alterado diversos aspectos da nossa vida, desde à economia global, às práticas de higiene e até mesmo os hábitos de consumo. Entre muitas medidas de precaução, as pessoas têm evitado usar dinheiro em espécie — não é à toa que os pagamentos por aproximação cresceram 36% desde o começo da pandemia. As informações são do site Mega Curioso.

Essa é uma estratégia inteligente, já que um estudo feito pela Universidade de Princeton indicou que o Sars-CoV-2 sobrevive em diversas superfícies, incluindo papel e papelão por 24 horas.

Apesar disso, segundo uma análise feita pela empresa especializada em serviços financeiros O Melhor Trato, mais de 80% dos latino-americanos optam por pagar seus gastos diários com dinheiro vivo. Em escala mundial, essa realidade se repete.

Reprodução - Mega Curioso

O Brasil também entra nessa onda, já que 7 a cada 10 brasileiros preferem utilizar notas e moedas. Diante da atual pandemia, no entanto, as preferências tiveram que mudar. Diante das restrições de atendimento nas agências bancárias e por telefone, o Banco Central incentivou a realização de operações por outros meios, como mensagens diretas (chat), transferências eletrônicas, Internet Banking, aplicativos e serviços digitais.

Enquanto algumas instituições bancárias estão promovendo serviços on-line, países como China e Hungria decidiram “lavar” seu dinheiro — o que acabou desestimulando seu uso. 

Em algumas regiões da Espanha, por outro lado, o dinheiro vivo não é sequer aceito no pagamento de passagens de ônibus e metrô. Os Estados Unidos também estão seguindo esse caminho, já que os dólares americanos são feitos com 75% de algodão e 25% de linho, o que permite que os germes sobrevivam por mais tempo. Assim, grande parte das lojas passaram a aceitar apenas cartões. 

Com isso, se questiona: o dinheiro vivo estaria enfrentando o começo do seu fim? Apesar de a pandemia ter colocado o uso de cartões de crédito e débito em foco, a realidade nos mostra que uma mudança drástica como esta requer muito mais tempo e preparo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES