Empresa de Elon Musk mostra macaco jogando videogame com a mente

Nas imagens, o macaco Pager, de 9 anos, controla o game 'Pong', mesmo com o controle desligado

Macaco aparentemente usa a mente para jogar game 'Pong' | Reprodução Neuralink
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Imagine ver um macaco jogando videogame sem usar as mãos: apenas com a força da mente. É o que mostra um vídeo publicado pela  Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk, que desenvolve tecnologias de interação entre cérebro e máquinas.

Vídeo da Neuralink mostra macaco jogando videogame | foto: Reprodução NeuralinkNas imagens, é possível ver que o macaco Pager, de 9 anos, controla o game 'Pong' mesmo com o controle desligado. O animal recebeu implante de um chip no cérebro cerca de seis semanas antes da gravação.

Geralmente, esse tipo de material vem acompanhado de um artigo revisado por pares em revistas científicas, mas a divulgação do vídeo não foi feita da forma como é comum no meio científico. 

Pager foi ensinado a jogar videogame com um controle, enquanto era recompensado por uma vitamina de banana.

Enquanto fazia isso, um dispositivo da Neuralink gravou informações sobre a atividade dos neurônios do macaco através do chip implantado em seu crânio, segundo a empresa.

O dispositivo contém mais de 2000 eletrodos implantados nas regiões do córtex motor de Pager, responsáveis pela coordenação dos movimentos das mãos e braços.

Os dados foram colocados em um "algoritmo decodificador" para prever os movimentos das mãos pretendidos por Pager em tempo real.

Após calibrar o decodificador, a Neuralink disse que o macaco foi capaz de usá-lo para mover o cursor, em vez de utilizar o controle do videogame, que estava desconectado.

Outra demonstração da Neuralink

Em agosto passado, a Neuralink descreveu o seu implante cerebral como um chip com cerca de 8 milímetros de diâmetro (menor que a ponta de um dedo).

O dispositivo consiste em uma pequena sonda que contém mais de 3 mil eletrodos conectados a fios flexíveis e mais finos que um fio de cabelo humano e é capaz de monitorar a atividade de mil neurônios cerebrais.

Em uma demonstração, um computador exibiu a atividade cerebral de um porco que recebeu o implante, que depois foi retirado e não causou nenhuma modificação motora no animal.

No Twitter, Elon Musk afirmou que o trabalho da companhia vai permitir que pessoas com paralisia utilizem um celular com a mente "mais rápido do que alguém com os dedos.

Ele também mencionou a possibilidade de ajudar paraplégicos a voltarem a andar com o envio de sinais para neurônios responsáveis por respostas motoras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES