Empresa desenvolve papel capaz de inativar o novo coronavírus

O material demonstrou ser capaz de eliminar 99,9% de partículas do SARS-CoV-2 em cinco minutos e 99,99% em até dez minutos de contato.

Material para produção de embalagens e papelão ondulado é capaz de eliminar 99,99% de partículas do SARS-CoV-2 em até dez minutos de contato - Foto: Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Elton Alisson| Pesquisa para Inovação – Um papel para a produção de embalagens e papelão ondulado é capaz de inativar o SARS-CoV-2 por contato.

Lançado pela indústria Irani, o material possui micropartículas de prata e sílica incorporadas em sua estrutura, desenvolvidas pela empresa paulista Nanox, apoiada pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Em testes feitos no laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), o material demonstrou ser capaz de eliminar 99,9% de partículas do SARS-CoV-2 em cinco minutos e 99,99% em até dez minutos de contato.

“O papel é capaz de inativar outros vírus, além de bactérias e fungos”, diz Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da Nanox.

Material para produção de embalagens e papelão ondulado é capaz de eliminar 99,99% de partículas do SARS-CoV-2 em até dez minutos de contato - Foto: Reprodução

As micropartículas de prata e sílica são adicionadas ao papel durante o processo de produção e ficam inseridas na estrutura do material. Dessa forma, a eficácia da inativação viral é mantida mesmo se a embalagem ou o papel ondulado entrar em contato com um líquido, como água ou álcool.

O efeito antiviral só é prejudicado quando a camada em que as micropartículas foram aplicadas serem removidas por abrasão ou se o material for reciclado. Isso porque durante o processo de reciclagem o composto acaba sendo diluído com outros produtos, afirmam os pesquisadores da empresa.

O processo de inativação do novo coronavírus, assim como o de outros vírus, fungos e bactérias, ao ter contato com o papel se dá a partir da reação das micropartículas de prata ao vírus.

“O vírus entra em contato com a prata e passa por um processo de oxidação, que ocasiona a quebra de sua membrana protetora e, consequentemente, sua inativação”, explica Simões.

O material pode ser utilizado para a produção de embalagens de diferentes setores. A previsão de chegada do produto ao mercado é a partir do início deste mês.

Série de aplicações

O papel é mais um dos materiais anti-COVID-19 desenvolvidos pela Nanox em parceria com outras empresas brasileiras a chegar ao mercado. O primeiro foi uma máscara reutilizável, feita com um plástico flexível (termoplástico) e o aditivo aplicado na superfície, desenvolvida em parceria com a indústria de plásticos Elka (leia mais em https://agencia.fapesp.br/32982/).

As micropartículas de prata e sílica também foram aplicadas na superfície de tecidos para o desenvolvimento de roupas anti-COVID-19, filmes plásticos e adesivos para proteção de superfícies de alimentos, além de couro e até mesmo painéis de MDF para fabricação de móveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES